O motociclista que passou pela BR-369, em frente ao Parque de Exposições Ney Braga, na manhã desta quinta-feira (5), encontrou uma blitz realizada pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a PM (Polícia Militar). Os condutores foram parados e orientados. Quem estava com a documentação irregular sofreu as sanções previstas na legislação, enquanto que aqueles que tinham tudo em dia e não foram multados no último ano acabaram premiados.

Os motociclistas sem restrições receberam um kit com camiseta, antena corta-pipa e álcool em gel. “Isso é para que continuem sendo respeitadores das leis e não se envolvam em acidente de trânsito”, destacou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU. Nos primeiros quatro meses deste ano sete motociclistas perderam a vida nas ruas de Londrina.

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, lançado nesta semana e que busca a conscientização no trânsito. “Os motociclistas são o para-choque dos veículos que conduzem. Dessa forma, são as pessoas mais frágeis do trânsito. Por isso a preocupação maior com eles, para que conduzam as motos corretamente, obedecendo os limites de velocidade, usem capacete, roupas claras”, elencou.

LEIA TAMBÉM: Bolsões para motos ainda requer conscientização dos londrinenses

Na lista dos bons motociclistas está Fenando Vaz, que tem uma empresa de recarga de cartuchos e toners. Conduzindo motos há cerca de 15 anos, usa o veículo para trabalhar. “Hoje o que é perigoso são os buracos nas ruas, a educação das pessoas, cachorros soltos e até crianças atravessando correndo. Amo andar de moto, mas tenho a opinião de que em muitos dos acidentes com moto a culpa é do motociclista, que não respeita”, avaliou. “Para quem não sabe usar, a moto é uma bomba relógio”, alertou.

A manicure Bruna Ester também utiliza a motocicleta diariamente para os deslocamentos ligados ao serviço. “Vejo que no geral falta o respeito no trânsito. Ando com a documentação certa e não tenho problema quando sou parada em blitz. Todos deviam fazer o mesmo”, sugeriu.

Ao longo deste mês, outras atividades estão previstas com foco nas boas práticas no trânsito. “Todos nós temos que respeitar as leis de trânsito, que existem para nos orientar: placa, faixa de segurança, semáforo. Tudo isso está ‘conversando’ com os pedestres e motoristas. Seguindo as normas dificilmente a pessoa vai se envolver em acidentes e se ainda ocorrer, serão de pequena monta, só danos materiais”, frisou Dalbem.

CURSO

Desde o ano passado a companhia oferece curso gratuito para motociclistas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O treinamento é dividido entre os módulos teórico e prático e acontece no Tiro de Guerra, na zona leste. Segundo o órgão, o objetivo da iniciativa é colocar o piloto em contato direto com situações muitas vezes inesperadas nas ruas. As inscrições podem ser feitas pelo site da CMTU (cmtu.londrina.pr.br).

TRÂNSITO NA SALA AULA

Os alunos de 1° ao 5° ano da rede municipal de ensino terão a disciplina de educação para o trânsito. A temática será ensinada de forma intradisciplinar e a primeira experiência será na escola municipal Professor Joaquim Pereira Mendes, na zona oeste. A ideia é que o projeto seja ampliado no segundo semestre.

Sessenta e um professores da unidade passaram por capacitação sobre o tema. No total, são 40 horas de conteúdo para cada ano do fundamental um, somando 200 horas de materiais produzidos em plataforma on-line.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.