Mais dois pacientes morreram no HU (Hospital Universitário) de Londrina em decorrência da Covid-19. As informações foram divulgadas pela assessoria da instituição nesta quinta-feira (4).

.
. | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Um deles tinha 66 anos, era de Bela Vista do Paraíso (Região Metropolitana de Londrina), e veio da Santa Casa de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) com queixa de queda do estado geral. No histórico, consta internação na Santa Casa de Londrina por 8 dias com alta havia um dia. Apresentou piora do estado geral durante internação, com episódio de tosse em 20 de maio, feito coleta de swab dois dias depois com resultado positivo para Covid.

LEIA TAMBÉM:

Ibiporã e Assaí registram primeiras mortes pela Covid-19

Casos de Covid-19 ultrapassam 300 por dia no Paraná em 263 municípios

Londrina tem mais duas mortes e 40 casos de Covid-19

Deu entrada no HU em 24 de maio. No dia 26 estava clinicamente estável, sem febre, respirando em ar ambiente sem sinais de esforço respiratório. Alternando episódios de confusão mental durante o dia. Após várias intercorrências, sempre acompanhado por familiares, evoluiu com piora do nível de consciência e de respostas. Feitas todas as medidas protocolares previstas para o caso, foi a óbito às 16h43 de quarta-feira (3). Tinha comorbidades: hipertensão, doença renal crônica, diabetes mellitus.

Este foi o primeiro óbito pelo novo Coronavírus no município. Até a quarta-feira (3), Bela Vista estava com três casos confirmados da doença, conforme a Sesa (Secretaria de Estado de Saúde).

O outro, 84 anos, de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), foi encaminhado ao Hospital Evangélico de Londrina em 22 de maio por sepse de foco pulmonar e tromboembolia. No dia 26 teve insuficiência respiratória com necessidade de intubação orotraqueal. Resultado de swab de origem positivo para Covid-19 e foi levado para o HU. No dia seguinte, o estado era grave e sedado em ventilação controlada. E em 28 de maio apresentou evolução estável durante a tarde. No dia 31 continuava estável, afebril, com boa diurese. No entanto, em na quarta-feira (3), evoluiu para grave e intubado. Familiares estavam cientes e acompanhando todos os procedimentos. Em cuidados paliativos, foi a óbito às 00h20 desta quinta. Comorbidades: sepse, pancreatite e doença de Alzheimer.

Esta foi a segunda morte pela doença registrada no município. Conforme a Sesa, até quarta, Cornélio tinha 107 casos de Covid-19 e 36 recuperados.