Três municípios do Norte Pioneiro do Estado recebem o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná. A expectativa é de atender 463 animais até o final de outubro. A ação é promovida pela Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), em parceria com os municípios, que fazem o cadastro das famílias beneficiadas.

Imagem ilustrativa da imagem Bandeirantes e Cornélio Procópio recebem o Castrapet
| Foto: Sedest - Divulgação

As cidades que recebem o programa são Cornélio Procópio (22 a 25) e Bandeirantes (27 e 28). Nova América da Colina foi beneficiada no início da semana.

O secretário Márcio Nunes ressalta que é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. “Muitas doenças são provenientes da convivência do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e do ser humano”, disse.

O procedimento é gratuito para as famílias cadastradas no programa. O objetivo é atender pessoas de baixa renda e instituições que acolhem animais em situações de vulnerabilidade.

Este é o segundo ciclo do programa, que contempla 80 municípios, com investimentos de R$ 2,5 milhões, provenientes de emendas parlamentares. Até o momento, mais de 6.800 animais em 44 municípios já foram atendidos pelos médicos-veterinários do CastraPet. No primeiro ciclo, 15 mil animais passaram pela esterilização em 45 municípios, com recursos da ordem de R$ 2,4 milhões.

As esterilizações são realizadas dentro do castramóvel, veículo equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia, monitor multiparamétrico, entre outros. Após as cirurgias as famílias recebem gratuitamente o medicamento para a recuperação dos pets, além de um microchip eletrônico de identificação do animal.

LEIA TAMBÉM:

- Altas temperaturas podem oferecer risco à saúde dos pets

ORIENTAÇÕES

Ao levar o pet para a cirurgia o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, remédios para a recuperação do animal, como antibióticos, entre outras. Para o procedimento, os animais devem estar em jejum absoluto (comida e água) de oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.

Imagem ilustrativa da imagem Bandeirantes e Cornélio Procópio recebem o Castrapet
| Foto: Sedest - Divulgação

GUAPIRAMA

No município de Guapirama, no Norte Pioneiro, a prefeitura está cadastrando as famílias interessadas em participar do programa. São 121 vagas disponíveis no município. A inscrição gratuita dos pets pode ser feita na próxima sexta-feira (22). As cirurgias estão agendadas para o dia 16 de novembro. (Com informações da AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1