Quem passa pela avenida Leste-Oeste, na área central de Londrina, tem reparado que um semáforo “diferente” dos demais foi instalado nos cruzamentos com a rua Amapá e com Belém. Os equipamentos são para os ciclistas e, assim como os sinaleiros comuns, indicam as cores verde, amarelo e vermelho, ou seja, mostra para aquele que utiliza a bicicleta na ciclovia o momento certo de atravessar.

De acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), estes são os primeiros semáforos para ciclistas ativados na cidade. “Vai gerar mais segurança para os ciclistas, que vão saber o momento adequado de passar, da mesma forma que ocorre com os condutores de veículos”, afirmou Laércio Voloch, gerente operacional de Trânsito da companhia.

Os pontos na Leste-Oeste foram definidos pelo grande fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. “Esses cruzamentos que foram semaforizados são, de certa forma, complexos. São locais com alças de retorno, possibilidades de conversão e o ciclista fica com mais dificuldade do que uma via simples”, exemplificou.

A gerente contábil Fernanda de Andrade costuma usar a bicicleta para a prática de esportes e pequenos deslocamentos, principalmente aos fins de semana. “Como estou em férias, consigo utilizar mais e uno a saúde à economia. Achei interessante essa proposta, que seria importante também em outros lugares com ciclovia. Também seria essencial termos mais vias para os ciclistas, em especial que se conectem”, opinou.

Londrina tem cerca de 56 quilômetros de ciclovias, sendo que três quilômetros ficam na avenida Leste-Oeste e receberam melhorias recentemente. A proposta do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) é para que o município chegue a 318 quilômetros de vias para ciclistas. “O semáforo para quem está de bicicleta vai ser positivo se os motoristas e os ciclistas respeitarem. A iniciativa é boa, tem que ver a funcionalidade”, avaliou o auxiliar administrativo Fernando Eduardo Moreira.

LEIA TAMBÉM:

- Londrina tem mais quatro cruzamentos com bolsões para motociclistas

- Rio Branco será interditada: confira rotas alternativas

EXPANSÃO

Laércio Voloch informou que o planejamento é levar os aparelhos para outros locais da cidade, mas que ainda não estão definidos. “Os semáforos na avenida Leste-Oeste vão servir de experiência para fazermos análises em outros lugares”, explicou.

NOVOS SEMÁFOROS

O conjunto semafórico no cruzamento da Leste-Oeste com a Travessa Belo Horizonte e a rua Belém foi acionado na semana passada como forma de complementar o trabalho executado na interseção da avenida com as ruas Amapá e Manaus, que tinha sido realizado no dia 12. Os pontos vinham registrando vários acidentes, inclusive com morte, e ficaram mais “carregados” com a obra de construção da trincheira na Leste-Oeste, na esquina com a avenida Rio Branco.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.