Servidores da CMTU instalam placas indicando as mudanças; trecho que será interditado tem 400 metros
Servidores da CMTU instalam placas indicando as mudanças; trecho que será interditado tem 400 metros | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Trecho de cerca de 400 metros da avenida Francisco Gabriel Arruda, na zona norte de Londrina, foi bloqueado nesta quinta-feira (10), por volta das 12h30. A interdição temporária ocorreu no sentido bairro-centro, entre a rua Carlos Bergossi e rotatória da avenida das Nações, e será necessária em razão da sequência das obras de melhorias na via, que foram iniciadas recentemente, com nova pavimentação e sistema de drenagem.

Por causa da medida, o tráfego de veículos da avenida foi desviado para a rua Stanislaw Jan Lós até a avenida Pedro Carrasco Alduan, onde o motorista deve virar à esquerda e retornar à rotatória da Francisco Gabriel Arruda. A prefeitura anunciou na quarta-feira (9) que o bloqueio iria acontecer no período vespertino do dia, entretanto, houve adiamento para esta quinta. A previsão é que o desvio dure entre 20 a 30 dias.

Na quarta, servidores da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) chegaram a instalar algumas placas informando as mudanças, assim como funcionários da empresa responsável pela obra na avenida Francisco Gabriel Arruda, que levaram placas e cones para o ponto que será interditado. A Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) realizou a poda de diversas árvores na rua Stanislaw para melhorar a visibilidade. Porém, foi constado que seria necessário realizar a poda em mais ua.

De acordo com o diretor de Trânsito da companhia, Sérgio Dalbem, agentes da CMTU estiveram desde as primeiras horas da manhã de quinta no aguardo da liberação por parte da Sema, que irá podar mais esta árvore. “Fizemos o comunicado para a secretaria fazer as podas e como vai passar ônibus e caminhões altos neste desvio, pode esbarrar na árvore. Então, precisa ser feito isso para melhorar”, explicou.

icon-aspas "Em toda a localidade com obra o motorista deve passar devagar".
SÉRGIO DALBEM -

CONDENADA

A árvore fica em frente à casa do mecânico aposentado Antonio Virag Filho. Ele contou que a árvore tem aproximadamente 35 anos e já está condenada. “Tem muito cupim, por isso, será bom que tirem, pois consigo plantar uma outra menor e que não tenha perigo de quando crescer atingir a fiação”, afirmou o morador, que disse não se importar com o desvio do trânsito. “Não temos muitas crianças que ficam aqui, então, não tem problema. Acaba gerando algum transtorno, mas, o importante é trazer melhorias para a região.”

A rua Stanislaw Jan Lós é mão dupla e, neste primeiro momento, deverá continuar assim. O diretor de Trânsito da CMTU garantiu que agentes irão acompanhar e analisar a necessidade de incrementar outras alterações. “Dependendo do movimento, faremos tudo num sentido só. Isso será monitorado”, destacou. O sentido centro-bairro da Francisco Gabriel Arruda continua com o fluxo normal.

CONSCIÊNCIA

Na avenida, que é continuação da Winston Churchiil, costumam trafegar vários motoristas acima da velocidade, principalmente no sentido para o centro da cidade. Dalbem pediu consciência por parte dos condutores. “Vamos colocar placas chamando atenção. Em toda a localidade com obra o motorista deve passar devagar, ainda mais lá, em que o trecho com desvio é residencial. Contamos com o bom senso. Vamos ficar monitorando esta questão também e se precisar multar, vamos fazer isso”, advertiu.

A extensão da Francisco Gabriel Arruda que será interditada conta com dois pontos de ônibus. As paradas de embarque e desembarque deverão ser transferidas. As obras na avenida começaram em 1º de outubro e têm custo de R$ 5,1 milhões. O contrato prevê a finalização em oito meses.

Atualizada às 15h14