No próximo dia 18, terça-feira, as aulas presenciais serão retomadas em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) para cerca de quatro mil alunos do infantil cinco e ensino fundamental. A volta às unidades educacionais será no modelo híbrido, em que parte das crianças frequenta a escola e os demais continuam estudando em casa, de forma remota, como já está sendo feito desde o ano passado, com o início da pandemia de coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem Aulas presenciais voltam no dia 18 em Cambé
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Segundo a secretária municipal de Educação, Estela Camata, foi feita uma pesquisa junto aos pais de crianças matriculadas nestas turmas, que reúnem sete mil meninos e meninas, nas últimas semanas. 53% optaram favoravelmente ao retorno. “Na segunda-feira (17) teremos o atendimento da comunidade, com detalhes a serem acertados com os pais. Dentro do modelo híbrido temos que respeitar as normas da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), com número certo de alunos que podem estar dentro da sala”, detalhou.

O máximo de crianças que vão ocupar a sala ao mesmo tempo varia de seis a oito, dependendo do tamanho da turma. “Uma semana recebe um grupo e na outra semana o outro. Enquanto o primeiro grupo vai para a escola, o outro vai estar no remoto junto com aqueles alunos em que os pais optaram por continuar estudando em casa. Algumas escolas terão um único grupo indo presencialmente”, explicou.

Todas as atividades que serão feitas nas instituições deverão ser repassadas aos alunos que estão remotamente. Os exercícios impressos são retirados nas escolas a cada 15 dias, mesmo período em que as famílias entregam as tarefas já respondidas para correção. Além disso, os professores têm interagido por meio de vídeos e áudios para a explicação dos conteúdos.

LEIA MAIS: Londrina inicia vacinação de profissionais da educação de 55 a 59 anos

Camata garantiu que haverá segurança em relação à Covid-19, com várias ações de prevenção e combate à doença. “Nós já tivemos essa experiência (do modelo híbrido) na primeira semana de fevereiro e deu uma tranquilidade. As escolas estão sendo higienizadas e vão continuar, com distanciamento, marcações, equipamentos de proteção individual, uso de máscara, álcool, termômetro para aferir temperatura e tapetes sanitizantes”, elencou.

“Ficou provado que nada substitui a presença do professor. Tivemos que reinventar para que não parasse o nosso trabalho e o atendimentos dos alunos. Uma avaliação mais apurada vai ser com essas crianças nas escolas. Iniciamos o ano fazendo uma avaliação diagnóstica para ver o resultado do que foi trabalhado no ano passado. Estamos fazendo os encaminhamentos para rever conteúdos”, afirmou.

VACINAÇÃO

Cambé deve iniciar a vacinação dos trabalhadores da educação - que totaliza aproximadamente 1.300 pessoas – nos próximos dias. Nesta sexta-feira (14) a prefeitura deverá anunciar como vai funcionar o esquema de imunização deste público. Com pouco mais de 107 mil habitantes, a cidade tem 8.739 casos confirmados de coronavírus, com 8.163 curados. Entre quinta (12) e sexta-feira (14) foram diagnosticados com a doença 44 pessoas. Já perderam a vida em decorrência do vírus 221 moradores.

LONDRINA

Em Londrina, como a FOLHA mostrou na quinta-feira, o decreto que suspende as aulas presenciais será renovado por mais 15 dias, indo até o dia 31. A decisão que está em vigor atualmente vale somente até domingo (16). A secretaria municipal de Educação vem realizando atendimentos presenciais apenas com os estudantes do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social, sob risco de evasão escolar, que apresentem baixo índice de aprendizagem ou que famílias enfrentam dificuldades para acessar os meios digitais.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.