Arthur Thomas terá túnel subterrâneo para passagem de animais
Construção está prevista no processo de licitação aberto pela Prefeitura de Londrina; no parque também instalado muro estilo palito
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de maio de 2023
Construção está prevista no processo de licitação aberto pela Prefeitura de Londrina; no parque também instalado muro estilo palito
Reportagem local
A Prefeitura de Londrina abriu o processo de licitação para realizar as primeiras melhorias no Parque Municipal Arthur Thomas, localizada na zona sul. A empresa escolhida será responsável por fazer o cercamento e a construção de um túnel subterrâneo ligando o parque ao anexo, além de outras adequações na área de lazer, o único parque urbano de Londrina.
O objetivo da reforma é dar maior proteção, conservação e preservação ambiental da fauna e da flora existentes no parque, além de atender as reivindicações da população, e proporcionar mais segurança aos visitantes, estudantes e pesquisadores.
LEIA TAMBÉM:
= Revitalização do Arthur Thomas será o marco dos 90 anos de Londrina
= Prefeitura deve contratar arquiteto do teatro municipal para adaptações
“A primeira fase é o cercamento com cerca palito, que será feito na avenida Dez de Dezembro, dando continuidade nas ruas Charles Lindemberg e da Natureza, ou seja, onde tiver as vias de acesso ao parque faremos ele, assim como no anexo que fica na rua da Natureza, com a rua Barcelona, avenida Europa e avenida Dez de Dezembro", detalha o secretário municipal de Ambiente, Ronaldo Siena. "Essas são as obras que mais impactarão nessa primeira fase e depois estamos com estudos para a revitalização interna do Parque, que será uma segunda fase.”
Na licitação atual está inclusa a construção de uma passagem subterrânea para os animais, ligando o parque ao anexo localizado em frente a sua entrada, na rua da Natureza. Também estão previstas obras para a retirada completa do alambrado; a demolição do piso no entorno do parque e o asfáltico elencado no projeto; a revitalização de calçadas com piso em ladrilho hidráulico tátil direcional e de alerta para as pessoas com deficiência; um novo pórtico com o nome do parque; o lixamento e a pintura do portão de entrada do parque; a instalação de novas lixeiras para materiais orgânicos e recicláveis; e o plantio de grama e de árvores.
Além dessas obras, será construída uma faixa de pedestres elevada na rua da Natureza; será feito um espaço educador sustentável com um Jardim dos Sentidos e uma horta sustentável, além de um Jardim do Mel para o projeto Poliniza, com colmeias de abelhas nativas sem ferrão, para a educação ambiental ensinar o processo de polinização das plantas e flores.
CUSTO DE R$ 5,8 MILHÕES
A intenção da Prefeitura é investir, no máximo, R$ 5.834.597,84 na execução de cercas e nas adequações citadas, sendo que a empresa contratada será responsável pelo fornecimento dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a completa execução dos trabalhos. A vencedora terá 10 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço para finalizar os trabalhos.
As empresas interessadas em participar precisam entregar a documentação exigida no edital até o dia 15 de junho, às 13h, na sala de licitações da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635, piso térreo). A abertura dos envelopes será feita às 13h, do mesmo dia e local. Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o setor de licitação da Prefeitura, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3372-4395. O horário de funcionamento é das 12h às 18h. O edital da Concorrência Pública n° CP/SMGP 0013/2023 contendo todas as informações pode ser conferido aqui.
(Com informações do N.Com)