A oficina “Arte no Prato” encerra, nesta sexta-feira (16), um ciclo de atividades de quatro meses do projeto “Arte Por Toda Parte”, com os quase 400 alunos da Escola Municipal Professor José Gasparini, no conjunto Farid Libos, zona norte de Londrina. As crianças já passaram por todas as oficinas oferecidas pelo projeto, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Como a FOLHA mostrou em maio, a oficina, premiada pela Unesco ((Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2016, incentiva a criança e o adolescente a criarem “obras de arte comestíveis” no prato, em formato de mandalas, com frutas variadas. “Além de trabalhar a criatividade, o lado lúdico destes jovens proporcionando diversão através da arte, eles aprendem brincando a importância das frutas na alimentação”, comenta Patrícia Muniz diretora do instituto que seu nome e criadora do projeto “Arte Por Toda Parte”.

A proposta do instituto é levar o projeto para mais de quatro mil crianças em Londrina. Muniz explica que o instituto vem viabilizando parcerias com entidades, instituições, escolas, prefeituras para a implantação do projeto, que é gratuito. Ela também está em contato com mais apoiadores que patrocinem a proposta pela Lei de Incentivo da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, já que o projeto tem o incentivo fiscal como uma das fontes.

“Arte Por Toda Parte” oferece oficinas de desenho, pintura, cerâmica e arte “no prato”, com o propósito de entrelaçar saúde, cultura e educação. A entrada no Paraná se deu por Londrina, já que Muniz é “pé vermelho”. O projeto começou em Santa Catarina, onde foi reconhecido pela Fundação Osvaldo Cruz como o mais inovador daquele Estado e também se estende por Porto Alegre (RS) e região metropolitana.

Até agora foram realizados atendimentos a mais de 10 mil jovens entre quatro e 16 anos, com a realização de mais de 400 oficinas. Só em Londrina foram realizadas 116.

A direção do Instituto Patrícia Muniz já foi convidada a apresentar o projeto em países como Inglaterra, Portugal e Bélgica. Ainda este ano, a intenção é iniciar um trabalho nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Bahia, Maranhão e em 2023 chegar a Angola e Lisboa (Portugal). (Com informações da assessoria)

¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1