Nesta sexta-feira (25), dia da Solenidade da Anunciação do Senhor, o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, preside Santa Missa ao meio-dia na Catedral Metropolitana. A celebração vai consagrar a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria.

.
. | Foto: Fadel Senna - AFP

Também na mesma data, o papa Francisco consagrará os dois países em guerra ao Imaculado Coração de Maria durante a Celebração da Penitência que será presidida na Basílica de São Pedro. Idealizada pelo papa, a celebração irá acontecer em igrejas de todo o mundo.

O mesmo ato será realizado, no mesmo dia, também em Fátima, Portugal. Lá, na aparição da santa, em 1917, segundo a Santa Sé, “ela teria pedido a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração. Caso o pedido não fosse atendido, aquele país espalharia seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja Católica”.

A santa teria dito ainda que “os bons serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”. Depois das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, aconteceram vários atos de consagração do Imaculado Coração de Maria.

De acordo com o Cura da Catedral Metropolitana de Londrina, padre José Rafael Solano Durán, o momento nos chama à união. “Vamos juntos participar! Quem puder, faça também jejuns, terços e penitências pela paz. Essa é uma forma de crescermos espiritualmente. Se a guerra nos contamina, a paz nos contagia”.

LEIA TAMBÉM:

+ Educação é tema da Campanha da Fraternidade

NO SANTUÁRIO

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, também fará uma consagração especial da Ucrânia e da Rússia a Nossa Senhora, de modo particular ao Imaculado Coração de Maria.

O padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, ao atender o pedido do papa Francisco, realizará a oração de consagração no final da missa penitencial, que tem início às 5h30, na sexta-feira (25). “Os esforços do papa têm sido no sentido de pedir paz no mundo, além de consagrar os países em guerra a Nossa Senhora, para que as pessoas e populações deixem de sofrer, de serem forçadas a sair de casa e deixem de morrer”, ressalta o sacerdote. O Santuário realiza a missa penitencial durante o período da Quaresma e, logo após a celebração, procissão e oração do terço.

CNBB

Já a CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Nunciatura Apostólica realizarão uma missa às 7h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade em Brasília (DF). Quem presidirá a celebração será o bispo auxiliar do Rio Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. A celebração eucarística será transmitida por emissoras católicas de televisão como Rede Vida de Televisão, TV Aparecida, TV Horizonte, TV Pai Eterno, TV Imaculada, TV Nazaré, TV Evangelizar e pelas redes socais da CNBB. (Com informações da Arquidiocese de Londrina e do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1