Os candidatos aprovados no concurso da GM (Guarda Municipal) de Londrina iniciaram nesta quarta-feira (21) o curso de formação. Ao todo, 50 pessoas foram chamadas, no entanto, cerca de dez desistiram ao ter ciência da necessidade de dedicação integral durante o período de aprendizado. “Está sendo providenciado o edital de convocação (de mais dez pessoas) e na medida em que os novos chegarem, vamos fazer um trabalho extra para que alcancem o nível de conhecimento dos demais”, explicou Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social.

LEIA TAMBÉM:

+ Edital de EPIs para patrulhamento da GM com bikes fica para janeiro

+ Londrina realiza concurso para contratar 41 profissionais de saúde

A capacitação terá cerca de 1.800 horas, sendo que serão 200 horas de atuação nas ruas com supervisão. Ao todo vão ser oito meses de formação, ou seja, os candidatos deverão se tornar oficialmente guardas apenas no segundo semestre do ano que vem. O curso será ministrado na antiga Associação dos Magistrados - que teve o terreno devolvido ao município -, que se tornou o Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina.

Durante a capacitação, os futuros GMs vão receber um auxílio de aproximadamente R$ 1,7 mil por mês, valor que corresponde a 50% do salário inicial que os agentes irão receber, após assumirem a função, que é de R$ 3.364. “O curso terá aula de manhã, a tarde e à noite, dependendo do conteúdo que será disponibilizado e, evidentemente, respeitando a folga e o direito a descanso. A questão da segurança das instalações públicas será um dos primeiros conteúdos”, destacou.

EVENTO

Uma cerimônia com diversos secretários municipais, autoridades da área policial e o prefeito Marcelo Belinati marcou a abertura do curso, que também teve uma palestra ministrada pelo promotor Renato de Lima Castro sobre “Corrupção no serviço público envolvendo agentes de segurança”. “A guarda atua nas mais diversas áreas, seja na patrulha Maria da Penha, a questão dos fogos de artifício, maus-tratos aos animais, em relação às pessoas que bebem nas ruas depois de determinando horário. É um muito especial este momento”, definiu o chefe do Executivo londrinense.

VALIDADE DE DOIS ANOS

A corporação tem cerca de 310 guardas municipais, número distante dos mil agentes que foram idealizados há 12 anos, quando a Guarda Municipal foi criada e tinha menos funções que atualmente. Ramos afirmou que existe a perspectiva de mais candidatos serem chamados nos próximos anos. “O concurso prevê uma validade de dois anos. Temos os 50 e mais o banco de reserva. À medida que a capacidade financeira do município permitir, poderemos convocar mais candidatos e iniciar uma nova turma separada da atual.”

PLANO DE CARREIRA

Demanda antiga da corporação, a criação de um plano específico de cargo e carreira para os guardas está sendo analisada, segundo Marcelo Belinati. No entanto, não foi informado um prazo para que o projeto vire realidade. “Atualmente, os guardas são integrados ao plano de carreira do servidor, que é de todos os servidores da prefeitura. O plano da Guarda Municipal está sendo verificado pelos técnicos para adequar as questões orçamentárias e que seja bom e possível para os guardas e para o município”, detalhou o prefeito.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.