Os estragos do temporal que atingiu Londrina na noite de quarta-feira (5) ainda estão sendo contabilizados pela Defesa Civil. Equipes estão nas ruas nesta manhã de quinta (6) trabalhando na remoção de árvores, que bloquearam total ou parcialmente vias de grande fluxo de veículos, especialmente na região central.

Até as 0h25, a Defesa Civil havia registrado 18 ocorrências, sendo 17 quedas de árvores e um deslizamento. Três veículos e dois muros de residências foram atingidos por árvores. Também houve danos a postes de energia elétrica. Na Praça da Bandeira, no centro da cidade, uma árvore foi arrancada pela raiz, derrubando um poste e danificando a estrutura de um segundo. No início desta tarde, o número foi atualizado - 25 quedas de árvores

Imagem ilustrativa da imagem Após temporal, imóveis continuam sem luz em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A assessoria de imprensa da Copel informou que até as 10h desta quinta, 210 imóveis em várias regiões estavam sem luz, em ocorrências localizadas em pequenos circuitos ou chamados individuais. "Temos um grande volume de solicitações desse tipo para atendimento. São 96 chamados para atendimento agora pela manhã, somadas Londrina, Tamarana e Ibiporã", informou a assessoria.

DO VALE DO IVAÍ ATÉ O NORTE PIONEIRO

Durante o temporal, cerca de 13 mil domicílios chegaram a ficar sem energia em Londrina. De acordo com a companhia, equipes estiveram em campo durante a madrugada, atuando na recomposição do fornecimento. A chuva atingiu toda a região Norte do Estado, com ocorrências desde o Vale do Ivaí até o Norte Pioneiro.

Imagem ilustrativa da imagem Após temporal, imóveis continuam sem luz em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Em Londrina, as quedas de árvores foram registradas em todas as regiões: no centro (Calçadão, rua Pernambuco e nas avenidas Higienópolis, Bandeirantes e JK - 2) e zonas sul (ruas Luís Lerco e Maria Lucia da Paz, avenida Madre Leônia Milito - 2 - e rodovia Celso Garcia Cid), leste (avenida dos Pioneiros e Maritacas e ruas Gago Coutinho, Moacir Silveira Vallim, Graúna e Ubiratã), norte (ruas Ananisa Gomes do Prado, Helio Cortez e Antonio Vicente de Souza) e oeste (ruas Barão de Mesquita, José Boralli, Hifume Ogassawara e Mário de Andrade). Também houve queda de árvore no Patrimônio Selva (Estrada Coroados).

Imagem ilustrativa da imagem Após temporal, imóveis continuam sem luz em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Na avenida Saul Elkind, acesso ao Jardim São Jorge, na zona norte, parte da pista seguia alagada pela manhã.

No conjunto José Giordano, também na zona norte, o muro do imóvel da dona de casa Neuza Beiton foi atingido por uma árvore. “Por volta das 19h30, chovia muito. Escutamos um barulhão, mas pensamos que era um galho da árvore. Quando olhamos pela janela, vimos a árvore inteira caída. Foi um susto acompanhado de medo. Ela saiu inteirinha porque está sem raiz. Estou aguardando a Defesa Civil fazer a remoção”, disse na quinta pela manhã.

Imagem ilustrativa da imagem Após temporal, imóveis continuam sem luz em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

PREVISÃO

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), na noite de quarta foram 17,2 mm de precipitação e nesta quinta são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de raio em diversas regiões do Estado. Na sexta (7), ainda há previsão de chuva entre a madrugada e o início da manhã, mas ao longo do dia o tempo deve melhorar, já as temperaturas devem cair até o final da noite.

Em Londrina, as temperaturas devem ficar na casa dos 25°C (máxima) e 16°C (mínima). Na sexta, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva e pouca variação nos termômetros. Já no sábado (8), o sol volta a aparecer e a temperatura deve cair para mínima de 10°C, seguindo a máxima de 25°C. No domingo, volta a esquentar um pouco, mas a nebulosidade retorna com probabilidades de ocorrência de chuva em 96%. Ao longo da semana, as temperaturas se mantêm entre 18°C e 24°C e o tempo segue nublado.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.