Na lista dos santos mais populares da Igreja Católica, São Francisco de Assis tem um cântico dedicado às criaturas. No louvor, o santo exalta a natureza e os animais, a quem chamava de “irmãos”. No dia do protetor dos bichos e padroeiro da ecologia, nesta segunda-feira (4), a paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, no jardim Shangri-lá, região oeste de Londrina, promoveu uma bênção dos animais.

Cerimônia é realizada na paróquia há cerca de cinco anos
Cerimônia é realizada na paróquia há cerca de cinco anos | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O ato é realizado na paróquia há, pelo menos, cinco anos e sempre atrai muitos fiéis e seus animais de estimação. Tutora da Lindinha há quatro anos, a técnica em enfermagem Josiana de Souza resgatou a simpática vira-lata das ruas. “Ela estava praticamente morta, com as patas quebradas, doente. Cuidei dela e ela foi melhorando. Josiana de Souza contou a devota de São Francisco de Assis.

Responsável pela bênção, padre Moacir Gionco destacou que os animais são criaturas de Deus
Responsável pela bênção, padre Moacir Gionco destacou que os animais são criaturas de Deus | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Quem também enfrentou a tarde chuvosa para ter o bicho de estimação abençoado foi a artesã Terezinha Montesin. Acompanhada do sobrinho, levou o Tiquinho, a Kiara e a Cloe até a igreja, cães dela e da nora, mas que ajuda a cuidar no apartamento onde vive. “Gosto muito de animal. Eles sendo abençoados, também levam a bênção para dentro de casa, sempre trago eles”, destacou. No ano passado, o evento foi no formato drive-thru em razão da pandemia da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Animais são abençoados em Londrina no dia de São Francisco de Assis
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A bênção foi democrática e reuniu de cães a papagaio e tartaruga, todos bem comportados. “Tenho a Mel há cinco anos. É como se fosse uma filha, anima a casa e ter essa bênção também é muito bom”, pontuou a dona de casa Silva Maria dos Reis, com a Shih-tzu no colo.

Responsável pela bênção, padre Moacir Gionco destacou que os animais são criaturas de Deus e, por isso, precisam de cuidado e carinho. “Jamais um animal pode ser judiado ou maltratado. Os bichos foram criados para ajudar o homem nas necessidades que o norteiam, como companhia. Além disso, os animais são importantes para o funcionamento do Planeta, todos têm uma finalidade”, valorizou.

”Ter essa bênção é muito bom”, afirmou 
Silva Maria dos Reis, com Mel no colo
”Ter essa bênção é muito bom”, afirmou Silva Maria dos Reis, com Mel no colo | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

- Cães acolhidos em lar temporário visitam a Prefeitura de Londrina

- Proteção animal é foco do Julho Dourado

HISTÓRIA

Francisco de Assis foi declarado santo pela Igreja em 1228, apenas dois anos depois da morte. Sua biografia conta que ele era um jovem rico, mas que deixou toda a fortuna que tinha direito para seguir à risca os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, fazendo votos de pobreza, castidade e obediência. Ele fundou a Ordem dos Frades Menores, que tem presença na Arquidiocese de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Animais são abençoados em Londrina no dia de São Francisco de Assis
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Segundo padre Moacir, o santo de Assis traz uma mensagem de desapego material e mais atenção ao espiritual. “Ele tinha um futuro brilhante do ponto de vista de sociedade, mas preferiu uma outra riqueza, que foi Jesus, sendo discípulo Dele. É um santo popular, que atrai muitas pessoas e no mundo de hoje, materializado e distante de Deus, nos convida para nos preocuparmos com outros valores da vida”, refletiu o sacerdote.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.