Adolescentes com comorbidades de Londrina começaram a ser vacinados contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (22), no Centro de Imunizações da Zona Norte. Iniciaram a nova etapa de imunização na cidade, aberta para pessoas entre 12 e 17 anos com comorbidades, Matheus Andrei de Souza e Nicolas Cardoso, ambos com 12 anos, e Eduardo José da Silva, 15.

Eduardo José da Silva
Eduardo José da Silva | Foto: Emerson Dias - NCom

Patrícia Rodrigues de Souza, mãe de Matheus, que tem TEA (transtorno do espectro autista) de nível severo, expressou grande alívio e alegria ao acompanhar a aplicação da primeira dose. “Eu estava muito preocupada, pois ele precisava ir para as terapias, que pararam por um período mas precisaram retornar, e mesmo mantendo todos os cuidados necessários ficamos com medo de acontecer algo. A felicidade é imensa, estamos muito emocionados hoje. Felizmente, ninguém em casa teve Covid-19 e continuaremos nos cuidando”, disse.

A sensação de conforto foi compartilhada por Lucélia Regina da Silva, mãe de Eduardo, que tem Síndrome de Down. “É uma benção enorme, estamos mais que aliviados, porque eu e o pai já estávamos imunizados e faltava apenas ele. Fico muito emocionada. Ele estava muito ansioso e agora, aqui, feliz demais e se divertindo com todos. É um momento grandioso e gratificante, ficamos felizes por conseguirmos chegar até aqui. Se Deus quiser, todas as crianças agora poderão ser imunizadas”, afirmou.

Matheus Andrei de Souza
Matheus Andrei de Souza | Foto: Emerson Dias - NCom

Já o Nicolas Cardoso recebeu a dose inicial da imunização por ter obesidade. Acompanhado da mãe e da avó, ele disse que se sente mais seguro e confiante para que a vida possa, aos poucos, voltar ao normal. “A sensação de ser vacinado é até inexplicável. É muito bom, agora fico feliz e mais tranquilo. E precisamos nos cuidar, junto com a família, para nos mantermos seguros e com saúde”, contou.

Para a mãe de Nicolas, Jéssica Cristina da Silva, este momento era aguardado há muito tempo. “A pandemia foi algo que veio de repente, ninguém esperava. A gente não sabia quando ele poderia tomar a vacina, gerava receio, mas o dia chegou e estamos muito mais leves. Só posso agradecer a todos que estão trabalhando na saúde, os médicos, enfermeiros e demais profissionais, as pessoas que estão possibilitando as vacinas”, comemorou. “Que a vacina chegue para todas as crianças e adolescentes logo, e as famílias tenham a consciência de trazer seus filhos, porque é muito importante e faz a diferença”, reforçou emocionada a vó de Nicolas, Cleide da Silva.

Nicolas Cardoso
Nicolas Cardoso | Foto: Emerson Dias - NCom

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhou com as famílias o momento das primeiras doses aplicadas para os adolescentes.

Para este público, especificamente, o agendamento está liberado desde a manhã de hoje (22), contemplando todos aqueles que estejam com o cadastro validado no sistema on-line da Prefeitura, e que já tenham os documentos aprovados comprovando as comorbidades com laudo médico. Este grupo de adolescentes será vacinado exclusivamente no CCI Norte.

Até o momento, cerca de mil adolescentes dessa faixa etária se cadastraram no portal da Prefeitura, sendo que mais de 200 já estão aptos a realizar o agendamento, uma vez que tiveram sua documentação aprovada. Também hoje (22), foi liberado o cadastro para vacinação aos adolescentes sem comorbidades, cujo processo de vacinação irá abranger a mesma faixa de idade – 12 a 17 anos.

CADASTRO

Adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, precisam efetuar seu cadastro prévio para poder agendar a vacina. Além disso, este processo ainda exige a comprovação das comorbidades, com anexo de laudo médico, de cada pessoa que deseja ser imunizada.

O secretário de Saúde enfatizou que mais de 700 adolescentes fizeram cadastro prévio mas ainda não apresentaram toda a documentação necessária. “O banco de dados está aberto e continuará. Basta que as pessoas se atentem para o fato de que precisam estar enquadradas nas comorbidades do Plano Nacional de Imunização, além de apresentar o laudo médico. As informações devem ser apresentadas corretamente para que a documentação seja aprovada, por isso todos devem estar atentos”, citou

Os interessados podem acessar o sistema on-line da Prefeitura, que disponibiliza o formulário necessário ao cadastramento. Este documento, preenchido e assinado pelo médico, com laudo atestando as comorbidades, deve estar dentro do envelope a ser enviado a um dos quatro pontos de atendimento. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1