Com a aproximação do Dia dos Pais, celebrada no próximo domingo (14), a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) orienta a população sobre os cuidados necessários durante a visitação aos cemitérios municipais. A expectativa é que até 30 mil pessoas visitem os cemitérios neste fim de semana.

A Acesf está reforçando os serviços de limpeza, com a capina interna, a varrição das vias e o recolhimento de entulhos, galhos e folhas.

Com a proximidade de datas festivas, muitos mutuários aproveitam para colocar as reformas e as manutenções dos jazigos em dia. Com isso, aumenta a circulação de trabalhadores, como pedreiros e pintores, e, consequentemente, a geração de resíduos nos cemitérios.

REFORMAS

Apesar de o Código de Posturas do Município de Londrina (Lei Municipal nº 11.468/2011) não estipular datas proibitivas para obras nos cemitérios, exceto no Feriado de Finados, a orientação é que a população organize as reformas e as manutenções para que terminem até, no máximo, as 18h, de sábado (13). A intenção é que no domingo as famílias possam visitar os jazigos sem ter barulho ou perturbações desnecessárias. Para quem não conseguir finalizar as obras até sábado, pede-se que reiniciem os trabalhos na segunda-feira (15).

FLORES

Outra orientação importante é quanto às flores e embalagens plásticas. As flores artificiais, arranjos e embalagens plásticas de vasos e de velas continuam proibidas nos cemitérios municipais. Esses itens podem acumular água parada e, por isso, ajudam na proliferação do mosquito da dengue. Mas, aqueles que quiserem prestar homenagens, podem levar flores naturais desde que sem plástico em volta.

LEIA TAMBÉM:

+ CMTU abre cadastramento de ambulantes para venda em cemitérios

+Comerciantes estimam alta de 10% nas vendas do Dia dos Pais

“A Acesf está preparando tudo da melhor forma possível para o Dia dos Pais; inclusive no domingo, das 8h às 18h, haverá um número superior de servidores trabalhando. Esperamos que todas as famílias possam prestar suas homenagens em um ambiente limpo e tranquilo”, disse o superintendente da autarquia, Péricles Deliberador.

CONSULTA PELA INTERNET

Para facilitar a visitação, o diretor-técnico da Acesf, Ademir Gervásio de Souza Junior, lembra que a população pode consultar a localização exata dos jazigos pela internet. Para isso, basta acessar o site da autarquia, clicar na aba serviços, onde está escrito: “Local da Sepultura”. Para consultar o local basta ter o nome completo da pessoa falecida.

Outra opção é procurar a sepultura usando o serviço de georreferenciamento da Prefeitura de Londrina. Através dele é possível consultar a localização de diversas maneiras, como através do nome do falecido, data do óbito ou pelo número da quadra do jazigo. O Cemitério Municipal São Pedro (região central) foi o primeiro a contar com o serviço, seguido pelo Cemitério Municipal Padre Anchieta (zona leste). Para acessar o georreferenciamento dos cemitérios clique neste link .

13 CEMITÉRIOS

Londrina conta com 13 cemitérios municipais, sendo cinco localizados na área urbana e oito situados em distritos e patrimônios rurais. No sábado (13) e no domingo (14), todos os cemitérios estarão abertos ao público das 8 às 18 horas. A lista completa com a localização exata dos cemitérios públicos e privados está disponível no site da Acesf . (Com informações do N.Com)

*****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1