A Sema (secretaria municipal do Ambiente) de Londrina a comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) promovem um bate-papo virtual sobre compostagem doméstica em condomínios no dia 27 de outubro, às 20h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições estão abertas pelo link https://forms.gle/9oKu7WUymdKF4eAD9. Foram abertas 100 vagas.

Imagem ilustrativa da imagem Abertas inscrições para bate-papo virtual sobre compostagem em Londrina
| Foto: iStock

O bate-papo faz parte da Semana do Lixo Zero em Londrina, uma iniciativa nacional que visa conscientizar a população sobre seus hábitos de consumo e responsabilidade sobre a formação de resíduos.

A gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, destaca a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. “O objetivo é atender à lei federal e dar significado a esses resíduos. Precisamos reduzir a quantidade de orgânicos que vai para o aterro. Por isso, incentivamos a compostagem deste tipo de resíduo desde o local de geração, seja de forma individual ou coletiva”, frisou.

A conversa será mediada pela gerente do Sema e pela professora-doutora e docente do curso de engenharia ambiental UTFPR, Tatiane Dal Bosco. Participarão do evento representantes da Gaia Junior (empresa junior do curso de engenharia ambiental da UTFPR) e Rogério Trava Airoldi, engenheiro e físico pela USP (Universidade de São Paulo) e professor do Colégio Objetivo, entre outros. Airoldi foi síndico por cinco anos, período no qual ajudou a implantar diversos projetos de sustentabilidade, dentre eles o sistema de compostagem coletiva que comporta oito toneladas por mês em condomínio vertical em São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

- Acidentes com animais ao redor do Parque Arthur Thomas aumentam e Sema pede mais sinalização

SENSIBILIZAÇÃO E DESAFIOS

De acordo a professora-doutora e docente do curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, Tatiane Dal Bosco, o evento é aberto a toda a comunidade. Segundo ela, os convidados apresentarão o passo a passo da compostagem, falarão sobre como fizeram a sensibilização dos moradores, quais os desafios enfrentados e superados. “Haverá a interação com os participantes, que poderão registrar suas dúvidas/comentários via chat.” O bate-papo será realizado ao vivo, mas agora terá sua gravação divulgada no canal no Youtube da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR Londrina. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1