Levantamento divulgado nesta quarta-feira (2) pelo HU (Hospital Universitário) de Londrina mostra que entre os pacientes internados com Covid-19 em enfermarias e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) 78% não estão com o esquema vacinal contra a doença completo. Segundo dados levantados pela Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da instituição, 30% não tomaram nenhuma dose da vacina e 48% não tomaram a 2ª ou 3ª dose.

Imagem ilustrativa da imagem 90% dos pacientes graves do HU não estão totalmente vacinados
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A FOLHA havia antecipado este quadro em reportagem publicada na semana em que Londrina comemorava um ano de campanha de imunização contra Covid.

Dentre os pacientes mais graves, que estão em UTI, 90% não estão totalmente vacinados contra a Covid-19. A maioria dos internados em UTI, cerca de 65%, têm mais de 60 anos e possuem comorbidades.

“Esses dados demonstram a importância e a eficácia da vacinação contra Covid-19, considerando todas as doses preconizadas. Tem sido fundamental para evitar as formas graves da doença, já que a maioria dos pacientes internados em UTI não estão vacinados ou possuem o esquema incompleto da vacinação. Logo, comprovadamente por meio desses dados, a vacina demonstra ser uma ferramenta essencial ao combate contra o Coronavírus”, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.

Os dados dizem respeito aos internamentos atuais (02/02), porém o Núcleo de Epidemiologia está fazendo este acompanhamento desde 1º de janeiro e, segundo Ferreira, o perfil permaneceu estável durante todo o período, não havendo grandes variações nos dados. (Com informações do HU da UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1