O centro histórico de Paraty (RJ) abriga uma grande diversidade culinária, pratos e sabores do mundo todo. Inclusive uma cozinha tailandesa preparada por uma alemã, que resolveu abrir o Thai Brasil no ano 2000. No cardápio, que fui deliciosamente “obrigado” a experimentar, receitas típicas de saladas, sopas, grelhados, apimentados, curries com carnes, frutos do mar ou vegetarianos. Sobram ervas aromáticas como manjericão, menta, coentro, erva cidreira, folhas de kaffir limão e gengibre, alguns plantados em vasos no próprio ambiente, aconchegante e colorido.

Para começar, escolhemos uma salada de papaya verde (R$ 42), preparada com camarõezinhos secos, cenoura, amendoim e coentro, além de tomatinhos cereja. Tanto o papaya quanto a cenoura foram cortados em pequenos filetes, semelhantes a um espaguete, que abrigaram a mistura dos ingredientes, servidos em uma folha de bananeira. Antes de vir, o pessoal pergunta se a gente quer com mais ou menos pimenta.

Salada de papaya verde com camaões secos e outros ingredientes: delícia da cozinha tailandesa
Salada de papaya verde com camaões secos e outros ingredientes: delícia da cozinha tailandesa | Foto: Fábio Luporini/ Acervo pessoal

Um detalhe que me chamou a atenção é o fato de eu ter gostado de coentro. Não me lembro de ter experimentado antes, mas, pelo jeito que todo mundo fala, pensei que fosse muito ruim ou muito forte. Que nada! Tanto que no dia seguinte, degustei novamente esse ingrediente, noutro tipo de prato, que contarei na semana que vem. Como dividimos o pequeno prato para que todos pudessem degustar um pouco, pedimos a pimenta à parte e cada um colocava o quanto queria. Nada muito forte, aliás.

Em seguida, veio o principal: lula grelhada ao molho de ostra, nirá, cebola e manjericão tailandês (R$ 90). O preparo vem num bowl pequeno e, à parte, uma porção de arroz para comer junto. Entretanto, é tudo ilusão de ótica. O prato é tão bem servido que te deixa satisfeitíssimo. Desta vez, como não dividi, pedi que incluísse a pimenta, no nível médio. Entretanto, poderia ter sido do jeito normal mesmo, um pouco mais forte.

Se você me acompanha por aqui há algum tempo, sabe que gosto de experimentar tudo o que é novidade para mim. Se pudesse e coubesse, degustaria outras iguarias. Mas, em Londrina, temos bons e excelentes representantes da culinária tailandesa e, de modo mais abrangente, da cozinha asiática. São eles o Varanda (R. Espírito Santo, 1725), o Bangkok Garden (R. Sem. Souza Naves, 861) e o Som Tam Cozinha Asiática (no Aurora Shopping): todos de um nível muito elevado. Vale a pena visitar e revisitar cada um, com seus pratos e combinações.