Paradoxal uma anormalidade tida como normal: a PEC kamikaze é abertamente conflitante com o espírito e a letra da lei eleitoral e passou por goleada de 469 votos a 17. O ministro Mendonça negou no STF todos os pleitos a respeito. Metabolizamos tudo e os 41 bilhões para a empreitada constituem a quinta agressão deste governo ao Teto de Gastos.

Emergência

A Organização Mundial de Saúde, OMS, considera que estamos em emergência internacional porque há muitas variantes do coronavírus circulando e poucos testes. Entre terça e quarta tivemos 388 óbitos e 70.350 infecções, Curitiba com 2 mortes e 945 casos. Espera-se reduzir a letalidade infantil com o emprego da Coronavac em crianças, de 3 a 5 anos, mas alguns infectologistas alertam que o primeiro ano de vida é quando se concentra a maior gravidade dos casos em bebês. Síndromes respiratórias estabilizaram entre adultos, mas cresceram em crianças no Paraná.

Fogo

Mais de 2 mil casos de incêndios em edificações da área urbana no Paraná nos últimos anos. Evidente que não tivemos nada parecido com o ocorrido na 25 de Março em São Paulo com duração superior a 63 horas e que se seguirá com a derrubada (a implosão é impossível) de vários edifícios .

Calamidade

Novamente haverá decreto legislativo no Paraná reconhecendo a ocorrência de estado de Calamidade Pública com efeitos até 14 de agosto de 2022. Medida é considerada indispensável para manter a disponibilidade de leitos para enfrentar a Covid-19, regulamentada para sustentar dez contratos emergenciais e quatro formalizações de repasses na modalidade fundo a fundo no valor de R$ 8 milhões.

Restos

Produtos normalmente descartados nos supermercados viraram alternativa de mercado nas periferias de São Paulo diante da inflação e atendendo demanda do pessoal de baixa renda. Restos de frios, carcaça e pele de frango, bandeja com restos de queijo e presunto, o descartável promovido a item de venda. Esse tipo de afrouxamento em normas internas amplia a perspectiva de acidentes e falta de zelo pela qualidade. É o mundo cão, que fazer?

Cobrança

Paulo Guedes, ministro da Economia, em solenidade no Ministério das Telecomunicações (25 anos da Lei Geral do setor) disse que já estamos na 3ª guerra mundial e os países fazem cobranças ao Brasil. Uma das intenções do presidente Bolsonaro de comprar óleo diesel da Rússia se insere aí em função do risco de desabastecimento. Com a manutenção da guerra na Ucrânia isso se tornaria complicado. Mas o diesel vai faltar para aumentar os nossos padecimentos.

Armas

Numa postura diversa da do presidente Bolsonaro deputados pretendem ir ao Tribunal Superior Eleitoral, TSE, pleitear a proibição radical do porte de armas durante a eleição. Um tribunal de Santa Catarina usou instalações para manter estande do clube de tiro.

LEIA TAMBÉM:

Doações despencam
Centro de gravitação

Engajamento

Nunca na história brasileira tivemos tantos policiais, civis e militares, disputando eleições. Isso se deu e se dá aqui também, mas surpreende mesmo é em São Paulo, onde nada menos de 135 agentes das forças de segurança se afastaram das funções para concorrer ao pleito. O Brasil é um dos países mais permissivos na politização partidária das polícias. Uma distorção em relação às demais polícias do mundo.

Mural

A descoberta de um mural do artista plástico Poty numa residência curitibana foi ontem motivo de alegria na área cultural. Junta-se ela ao acervo de painéis em destaque na cidade. Especialistas em preservação estão cuidando da obra.

Abandono

Subiu em 37% o número de crianças e adolescentes recolhidas após o abandono no Paraná.

Malandragem

Lula em conversa com o presidente do Senado e outros pais das pátria: uma vitória no primeiro turno evitaria golpe. O golpe às vezes não passa de uma frase.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1