De repente o Paraná se transforma, com o episódio da morte do tesoureiro petista em Foz do Iguaçu, no centro de gravitação da política nacional com a oposição fazendo força pela federalização do evento e ficando nítida a resistência da PGR. Fizeram bem em tirar a delegada do caso denunciada por Gleisi Hoffman, presidente do PT, como manifestante bolsonarista nas redes sociais. A oposição não tem força para impor pontos de vista e a sua fragilidade está manifestada nas matérias em debate no parlamento. O impacto da tragédia é no momento o fato mais importante da política pela circunstância de vários dos seus agentes estarem pregando a tolerância e o basta à violência. O Centrão queria posicionamento mais firme do presidente e Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, mandou recados a Lula e Bolsonaro no sentido de intervir pela pacificação.

Moro disputa

Sergio Moro decidiu disputar a vaga de senador e vem com o histórico da República de Curitiba e da Lava Jato. Pelas pesquisas a vaga seria de Alvaro Dias outra vez, mas complica um pouco. Moro pode se transformar, em eleição majoritária, num ponto de convergência, a um só tempo, contra Lula e também Bolsonaro pelas atitudes tomadas, o seu histórico, enfim.

Front

Rede identificou 31 variantes de Covid em 2022. Foram perdidos, em função da pandemia, 3 anos de expectativa de vida na América Latina. Entre anomalias foram desperdiçadas mais de um bilhão de vacinas. Tivemos entre domingo e segunda 155 mortes e 46.564 infecções, Paraná 895 casos e Curitiba 3 mortes, 929 infecções e 6.340 casos ativos. Dose de reforço antiCovid teve cobertura de 64,6% em Curitiba. A pandemia interrompeu cinco décadas de alta na expectativa de vida.

Estupro

O anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi flagrado no Rio estuprando pacientes dopadas, o que faz crer que se trata de um serial e no mesmo tipo de crime. Atacava as vítimas em cesáreas e foi apanhado pelas enfermeiras que gravaram cenas. Pesquisa acaba de mostrar que 53% dos equipamentos de saúde estão com baixo estoque, o que se dá também com os remédios. A falta de soro prejudica tratamentos de hemodiálise.

LEIA TAMBÉM:

A morte incomum
No pesadelo

Segurança

A Guarda Municipal de Curitiba está adotando o sistema de acoplar ao uniforme câmera que devassa abusos em abordagens mal feitas.

Cassação

Em 4 e 5 de agosto na Câmara Municipal da Capital haverá novo julgamento do processo de cassação do vereador petista Renato Freitas, aquele acusado de invadir a igreja do Rosário e foi visto como inocente pela Cúria.

Mais violência

O número de casos de violência é maior na primeira metade deste ano do que no mesmo período do último ciclo eleitoral, pleito municipal de 2020. Nas eleições municipais foram registrados 174 casos e em 2022 214, alta de 23%. Um Observatório da Violência Política e Eleitoral da Unirio tem feito essas apreciações e é pessimista com o que ainda pode acontecer.

Prensa

Forças Armadas querem acesso a arquivos das urnas de 2014 e 2018 em nova demanda ao Tribunal Superior Eleitoral, É o apoio aberto às acusações, jamais provadas, do presidente Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.

De 6º a 7º

O Brasil perde posição para a Nigéria e passa a 7º país mais populoso do mundo, de acordo com relatório da ONU. No final de 2022 chegaremos a 215,5 milhões de habitantes. A Nigéria vai chegar a 218,5 milhões de habitantes.

Biden cai

Pesquisa do The New York Times indica que dois terços dos democratas rejeitam reeleição de Joe Biden. Só 13% dos americanos acham que o país está no rumo certo.

Recorde

Constatou o Serasa que a inadimplência acaba de bater recorde com nada menos de 66,6 milhões de pessoas.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.