Depois da pesquisa Datafolha que deu vitória de Lula no primeiro turno (48 a 27), tivemos pouco antes a da Modalmais, que havia registrado 41 a 36 e em seguida a do Ipespe, com 45 a 35. Bolsonaristas explicaram que se trata do reflexo da economia. Sabe-se que a Datafolha é mais sofisticada pela abrangência de detalhes da faixas etárias, de renda, religião, mas sujeitas também, como se deu na história do Ibope, a falhas. Como a prioridade do TSE é o combate a fake news, tem que evitar que a suspeita sobre as urnas eletrônicas se estenda às pesquisas. Diferenças metodológicas podem mudar rumos das avaliações, e se é desejável que se mantenham as amostragens como se dá na vida civilizada, deve-se lutar para que não ocorra o que já houve aqui no Paraná, com sua supressão por interesse do candidato vencedor e que não se estenda a interdição ao debate, questão chave na competição.

Floyd brasileiro

A morte de Genivaldo Jesus dos Santos está sendo comparada ao caso do Floyd americano, só que com tempero mais terrorista: asfixiado por gás dentro de uma viatura. A violência está generalizada no país e mesmo casos como o das chacinas no Rio a postura do presidente as legitima, como se já não bastasse a dos governadores.

Bolsonaro internacional

Como o presidente decidiu ir à Cúpula das Américas pode-se esperar que tenha desempenho forte, conveniente à sua campanha, mas sem derrapadas, que sua base apoia sem restrições, como aquela em que chamou de feia a mulher do presidente francês. É que se prevê encontro com Joe Biden à margem do evento e supõe-se que um dos temas será o das salvaguardas amazônicas e o discurso da soberania está na ponta da língua.

Saúde sobe

A maior alta dos últimos 22 anos é a dos planos individuais de saúde em 15,5% que rendeu muitos debates e inclusive uma crítica meio de raspão à prática da medicina privada pelo ministro Queiroga. Entre os fatores do aumento - inflação geral e o caso específico das terapias prolongadas da Covid extensa alcançando milhões de pacientes. O reajuste aprovado pela Agência Nacional de Saúde deve impactar 8,9 milhões de brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

Resistência?
Um símbolo forte

Front

É generalizada a volta das máscaras, principalmente nas aulas presenciais no paí,s e persiste a desproporção entre a média móvel de óbitos e novo casos em progressão geométrica: 136 mortes entre quarta e quinta e 30.033 infecções em 24 horas.

Recuo

O reajuste mais alto às polícias prometido por Bolsonaro é inviável por motivações orçamentárias e a tendência é a concessão de 5% para todos. Pelo jeito pode, ainda que limitada a algumas corporações, haver greve, operação tartaruga e outros tipos de manifestação. Não adianta, a grana é curta. Já para os aliados caminhoneiros e motoristas de táxi e app há um estudo de concessão de vales. O gabinete do Doutor Calegari está à toda, com assistência, entre outros, de Boris Karlof.

Fazendo as contas

A equipe do governador Ratinho Junior faz as contas das perdas no ICMS em mais de 17% e num furo superior a R$ 6,6 bilhões na matéria que tramita agora no Senado onde haverá resistência. Bolsonaro já sinalizou o uso do veto a qualquer forma de compensação a estados pelas perdas. Economia é sempre multifacetada: a arrecadação em abril cresceu 10,9% devido à alta dos combustíveis.

Mais atrito

Além dos possíveis confrontos decorrentes da assembleia geral dos professores com a APP já mobilizada, a Lei Geral das Universidades no Paraná gerou novos critérios para a admissão de servidores das sete instituições, providência criticada acerbamente pelo sindicato dos professores. Esse é um problema permanente da área com os professores usando o argumento nada satisfatório de que se atenta contra a autonomia da universidade.

Autorregulação

Depois dos sanduíches sem picanha do McDonald's e sem costela do Burger King agora sobrou para a rede do paranaense Júnior Durski, dono do Madero, com uma propaganda questionada por causa da quantidade de carne. A propaganda no metrô de São Paulo, um outdoor, mostra um sanduíche com três pedaços de carne a R$ 9,80. A promoção incluía apenas um pedaço e o preço sobe se o cliente pedir dois ou três.

Folclore

Parte da elite econômica brasileira, inconformada com o primarismo da polarização, prepara manifesto em defesa de Simone Tebet. Tucanos originais, daqueles que pilotaram o Plano Real, estão na onda.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.