O conselho da Petrobras se mostrou resiliente e o órgão da lei antitrust, o Cade, faz nova investigação sobre a questão da contenção dos preços, especialmente do vendido à refinaria privada.

Vacina anual

Queiroga, o ministro da Saúde, estuda custo e efetividade da vacinação anual contra a Covid que rendeu 157 óbitos entre terça e quarta e 9.700 infecções, Curitiba com 4 mortos e 1.758 casos. No Paraná o total é de 43 mil óbitos e 2,48 milhões de casos.

Acerto

O ajuste de Ratinho Junior e Bolsonaro pode levar o senador Alvaro Dias, até então hegemônico, a rever sua candidatura. Houve um momento em que esteve disposto à disputa ao governo estadual para assustar agregados e agora até a sua vaga na Câmara Alta não está garantida.

Recorde

Em abril a receita geral da União surpreendeu ao bater o recorde com o excepcional número de R$ 195 bilhões. Corta um pouco o impulso dos pessimistas de plantão. E até justifica a fala de Guedes: "estamos saindo do inferno da inflação" ou aquela outra "a democracia aqui é barulhenta, mas funciona".

Dobro

A Secretaria de Saúde de São Paulo vai pagar o dobro da tabela SUS aos hospitais privados para com isso reduzir as dimensões da fila das cirurgias.

LEIA TAMBÉM:

Um símbolo forte
Retomada de alerta

Massacre

Um estudo mostrou que o Rio de Janeiro sob a administração de Claudio Castro acumula 330 mortos em 74 ações policiais no Rio de Janeiro. Esse tema é dominante na campanha eleitoral. Há inclusive um confronto entre as chacinas de Witzel e as de Castro e tivemos 104 no antecessor e 74 no atual, mas pelo número de mortes por chacina são 392 contra 330 e é na letalidade por chacina que o atual governador leva a melhor por 4,5 a 3,8.

Crise

Rússia e Ucrânia, grandes produtores de trigo e milho, com a guerra, geram problemas sérios de abastecimento e a invasora está prometendo liberar os navios da invadida para garantir o suprimento. Por sinal que a insegurança alimentar no Brasil, de Dilma para cá, saltou de 17% para 36% da população, registro em pesquisa Gallup sob análise do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas. O nível recorde foi no ano passado, que superou pela primeira vez a média mundial de 35%.

Posse

Decisão do Conselho da Petrobras - espera análise de representantes antes de convocar assembleia para avaliar Paes de Andrade - deve atrasar a posse de novo presidente. O cipoal regulamentar não tem a singeleza imaginada pelos políticos. E tal se dá também no caso da Eletrobras, cuja venda tem efeitos colaterais graves.

Folclore

No momento em que 95% dos adultos brasileiros se dizem heteros, em cuja pesquisa não se inclui a questão de trans, a Barbie lança primeira boneca trans de sua coleção. Só 1,13% se disse homossexual e O,69% bissexual. Nada confiável a sondagem do IBGE em 108 mil domicílios. Temos mais boneca gente do que gente boneca.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.