O médico Gilberto Martin ressaltou que a vacina anticovid é segura e eficaz para todas as faixas etárias. No Brasil, a dose está à disposição para crianças a partir dos cinco anos. “O único efeito adverso da vacina para crianças constatado até agora foi a inflamação do músculo do coração. De oito milhões de crianças vacinadas nos Estados Unidos, seis apresentaram essa situação, que evoluiu de forma benéfica. Foi comprovado estatisticamente que a criança 16 vezes mais chance de desenvolver miocardite pela Covid do que pela vacina.”

O especialista lembrou que a vacinação, independentemente da doença, é uma tradição no País e que se imunizar é um ato de responsabilidade. “A cultura de adesão da vacina nasce no Brasil no início do século passado, quando Oswaldo Cruz começou uma grande campanha de vacinação por conta da febre amarela. Na época, por ignorância, teve revolta, quebra-quebra nas ruas. Só que a vacinação foi feita e o que aconteceu em seguida é que a doença foi praticamente extinta naquele momento”, recordou. O episódio ficou conhecido como “revolta da vacina”.

LEIA TAMBÉM:

+ Não vacinados ou com ciclo incompleto são 64% das mortes por Covid

Na visão do sanitarista, o movimento antivacina que existe no Brasil tem influência estrangeira. “Nos anos 1960 os Estados Unidos fizeram uma vacinação de forma precipitada e política e a vacina foi pior que a doença. Criou uma cultura negativa lá por conta de um erro. Essa cultura também foi importada para cá (por algumas pessoas). Mas a história mostra que a vacina é um instrumento de defesa da saúde”, defendeu.

O pai da advogada Angelica Menk apresentou, num primeiro momento, resistência para se vacinar, mas foi convencido pela família sobre a importância de se proteger. “Estamos tendo dificuldade de continuar sem ele. Não pudemos dar um velório, foi enterrado sem nenhuma homenagem. Isso nos abalou muito, lamentou. “Se tivesse tido a oportunidade de tomar a terceira dose, iria tomar. Também acredito que se tivesse recebido a terceira dose e mesmo assim infectado, a situação dele não teria agravado e ele estaria vivo.”

“Fica de mensagem e alerta para a população se vacinar, que busque as unidades de saúde, a dose de reforço, a dose para as crianças.Divulgamos recentemente que cerca de 90% dos internados em UTI (Unidade deTerapia Intensiva) eram de pessoas sem esquema incompleto ou sem vacina. Isso reflete nos óbitos”, orientou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.