De volta ao Londrina neste ano após dois empréstimos ao longo de 2020, o goleiro César conseguiu se estabelecer como o titular do time alviceleste com atuações seguras e defesas salvadoras. Na sexta-feira (28), por exemplo, no empate sem gols com o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul, na estreia da Série B, o atual dono da camisa um foi o responsável por ajudar o LEC a segurar o resultado, mesmo jogando com um a menos.

Mesmo com os números a favor, o goleiro prefere aproveitar a fase de destaque com humildade
Mesmo com os números a favor, o goleiro prefere aproveitar a fase de destaque com humildade | Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube/6-3-2021

César teve a primeira oportunidade como titular depois do retorno em 15 de maio, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense, contra o FC Cascavel, no lugar de Dalton, que cumpriu suspensão. Desde então não saiu mais. Foram quatro partidas, com apenas um gol sofrido e nenhuma derrota - são três empates e uma vitória -, confirmando o bom momento da equipe depois de um início de ano com desempenho sofrível e que quase custou a vaga para a fase seguinte do Estadual.

Mesmo com os números a favor, o goleiro prefere manter os pés no chão e aproveitar a fase de destaque com humildade. “Se não render dentro de campo acho que sou trocado. É assim que acontece, processo natural do futebol. Temos que ir mantendo e provando a cada jogo”, apontou, também lembrando dos reservas. “A concorrência é gigantesca. O Dalton e o Alan sempre fizeram um ótimo trabalho”, valorizou.

HISTÓRICO

Revelado pelo Londrina, o goleiro estreou como profissional em 2017, ganhando notoriedade pelo papal decisivo que levou o azul e branco ao título da Primeira Liga. Naquele ano foi alçado a herói ao pegar pênaltis na semifinal, com o Cruzeiro, e na final, contra o Atlético Mineiro. Em 2018 acabou sofrendo uma lesão no joelho e perdeu a posição para Vagner. Posteriormente foi para o Estoril, de Portugal, voltando no ano seguinte.

Em 2020 foi emprestado ao Coritiba, mas ficou pouco mais de dois meses, não atuando nenhuma vez, e na sequência foi para o Vitória, clube pelo qual disputou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. “É um atributo e virtude do goleiro manter a calma nos 90 minutos, estar atento a cada jogada, prever a jogada do adversário. São características que quem quer chegar no alto nível tem que ter. Procuro trabalhar desta maneira”, ressaltou.

SEGUNDA RODADA

O próximo desafio dele e do Londrina na Série B será no sábado (5), quando o time recebe o Brusque-SC, a partir das 11h, no estádio do Café. O técnico Roberto Fonseca não terá à disposição o lateral Felipe Vieira, que foi expulso na primeira rodada.

Para o comandante, inclusive, e partida diante do Brasil agregou em virtudes para o restante do campeonato. “A equipe se superou. Os jogadores saíram contentes com a produção, correram muito, acabaram se sustentando. Tudo que aconteceu fez com que saíssemos com mais casca e fortalecidos para o início da competição”, enalteceu.

RESULTADOS

A rodada inicial da Série B foi de muitos empates e tropeços dos times que são aposta na busca do acesso. Além do LEC e Brasil de Pelotas, também ficaram na igualdade Guarani 1 x 1 Vitória, Vila Nova 1 x 1 Botafogo e CRB 2 x 2 Remo. O Cruzeiro levou a pior diante do Confiança e perdeu por 3 a 1, fora de casa. Em São Januário, o Vasco foi derrotado pelo Operário por 2 a 0.

O Coritiba venceu o Avaí por 2 a 0 e o Náutico fez 1 a 0 em cima do CSA. Próximo adversário do Tubarão, o Brusque fez 2 a 1 contra a Ponte Preta. Nesta segunda-feira (31), às 20h, jogam Sampaio Correa e Goiás.

LEIA TAMBÉM: Júnior Pirambu volta de empréstimo do Brusque

PARANAENSE

A FPF (Federação Paranaense de Futebol) confirmou para os dias 7 e 10 de junho as datas dos confrontos entre Londrina e Operário, pelas semifinais do Campeonato Paranaense. O primeiro jogo será no Café e a volta no Germano Krüger, em Ponta Grossa, já que o Fantasma teve melhor campanha na primeira fase.

As datas do outro duelo pelas semifinais ainda não foram definidas, já que ainda falta agendar o jogo de volta das quartas de final entre Athletico e Paraná. O Furacão venceu a primeira partida por 2 a 0, na Vila Capanema, em Curitiba, e tem a vantagem de poder perder por até um gol para se classificar. Quem avançar vai encarar o FC Cascavel na outra semifinal. (Colaborou Diego Prazeres)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.