A advogada que atua no Núcleo Maria da Penha de Marechal Cândido Rondon/Unioeste, Fabíola Scheffel do Amaral, relata que a comarca possui alto índice de violência doméstica. “Segundo o Ministério Público, 1/3 das ocorrências é decorrente de violência doméstica. O nosso Numape é o mais novo e começamos a atender em junho de 2018. Até junho deste ano realizamos 70 atendimentos jurídicos, o que para nós é um número importante. Apesar de sermos novos, a divulgação sobre essa atuação na nossa comarca é importante, já que ela possui seis municípios (Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes)”.

O espaço físico do Numape na universidade, embora pequeno, abriga dois advogados, uma pedagoga, bolsistas graduandos de história e de direito, orientadora pedagógica, orientadora do jurídico e a coordenadora Ivonete Pereira.

“Aqui na comarca de Marechal Cândido Rondon o Numape tem esse papel fundamental, porque é o único atendimento especializado para as mulheres agredidas. Aqui não temos vara especializada, não temos CAM (Centro de Atendimento à Mulher), não temos Patrulha Maria da Penha e não temos delegacia da mulher”, destaca.

“Um depoimento pessoal meu, atuando no Numape, é que o sorriso e o brilho no olhar delas é perceptível quando falamos para uma mulher que agora ela é divorciada e pode seguir a vida dela, pelo fato de colocar fim na violência, de romper esse ciclo. E isso é perceptível também nas crianças que acompanham suas mães. Ver isso é muito gratificante”, destaca Scheffel.

CONTINUE LENDO

- 'Numape Maringá possui impacto social em duas frentes'