Turma da Mônica: construção de boas relações de amizade
Turma da Mônica: construção de boas relações de amizade | Foto: Divulgação

A Turma da Mônica ensinou a ler não só o verbo, mas as relações de conexão. Mais que as discussões entre Cebolinha e Mônica, a HQ mostra que apesar das desavenças, as crianças conseguem relevar as más situações para construir boas relações de amizade.

Outra Mônica (Geller) também mostra que a diferença de personalidade não é empecilho para a construção de intimidade entre os seus. Friends, que teve 10 temporadas, sustentou a base sólida entre os seis integrantes até o fim da série.

Stranger Things
Stranger Things | Foto: Divulgação/Netflix

É possível se sentir representado nas mais diversas expressões artísticas que apostaram na amizade como tema. Toy Story está na sua quarta edição, Turma da Mônica ganhou o live-action com Laços, Stranger Things estreou sua terceira temporada neste mês. Todas falam sobre aquilo que nos torna mais humanos, a capacidade de nos conectarmos uns aos outros e vencermos barreiras juntos.

Imagem ilustrativa da imagem Sempre as mais belas histórias
| Foto: Toy Story

Alguns vão mais longe, colocam o dedo na ferida e mostram que relações quase impossíveis se desenvolvem na troca de afeto. O livro O Caçador de Pipas, de Khaled Rosseini, se tornou um best-seller e emocionou até os menos sensíveis com a frase: “por você eu faria isso mil vezes”. Em O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne, uma amizade em tempos de guerra e a inocência são registradas de maneira tão sublime dentro de um universo cruel.

Ainda nas relações que pareciam impossíveis, a animação Mary and Max, uma amizade diferente, mostra como uma menina australiana solitária estabelece, por meio de cartas, uma duradoura amizade com um homem com síndrome de Asperger que vive sozinho do outro lado do mundo. Em Intocáveis, um homem rico se torna tetraplégico e contrata como assistente um jovem problemático sem experiência. Essas duas histórias são baseadas em fatos reais.

O Gordo e o Magro, Dom Quixote e Sancho Pança, Chicó e João Grilo... O catálogo é extenso, emociona, diverte, assusta. Alguns falam também das más relações, de traição, frustração, amigo-da-onça... Outros abordam a amizade colorida ou o privilégio de poder contar com a lealdade de um bicho de estimação (Marley, Baby, Snoopy, Garfield).

Dessa relação saem as mais diversas histórias. É por isso que a amizade está tão presente nas narrativas. Um universo interno que os autores nunca deixam de explorar e nos presenteia com uma relação de afeto para nos emocionar, especialmente, neste Dia do Amigo.

LEIA AINDA:

- Onde mora a amizade

- Amizade na ciência
- Sem guerra dos sexos