Pelo simulador de chuva, pesquisadores podem avaliar os efeitos de chuvas forte ou moderada no solo
Pelo simulador de chuva, pesquisadores podem avaliar os efeitos de chuvas forte ou moderada no solo | Foto: Divulgação

A ocorrência de chuvas fortes no Paraná muitas vezes resultam em diversos problemas para o campo e as cidades. Na agricultura, a erosão é um exemplo. Pensando em buscar soluções para melhorar o equilíbrio ambiental no campo e nas cidades, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) vem desenvolvendo tecnologias a partir do SPD (sistema de plantio direto). A experiência é o tema do Multi Agro deste domingo (9).

No País, a tecnologia conservacionista teve grande desenvolvimento a partir da década de 1990 e é uma prática bastante adotada pelos produtores. “A grande vantagem do plantio direto é que ele mantém a cobertura do solo, removendo o mínimo da superfície”, diz o pesquisador do Iapar, Cézar Araújo.

Assim, o plantio direto evita que a radiação afete o solo, além de amenizar o impacto de uma gota de chuva, por exemplo, mantendo a atividade biológica. “A palha tem essa função de interceptar o impacto direto da gota de chuva, servindo ainda de isolante térmico.” Isso garante que a atividade microbiológica ocorra adequadamente, complementa Araújo.

Pesquisas feitas pelo Iapar mostram que pelo SPD a infiltração de água no solo é de 100%, enquanto no solo descoberto um terço da água se perde. “Essa água que vai embora faz falta para a lavoura na estiagem e ainda carrega muita terra, ocasionando erosão no campo”, explica. O solo que se perde na agricultura também pode encarecer o tratamento da água que abastece as cidades e ainda contribuir para o assoreamento de rios e lagos.

Araújo ainda destaca o quanto o plantio direto mantém o carbono no solo. “Na pesquisa que conduzimos retemos 22 gramas de carbono por quilo de solo, quase a mesma quantidade de uma mata nativa. Isso quer dizer que em determinadas condições o plantio direto é tão eficiente quanto uma floresta para manter o carbono no solo.”

Para facilitar a visualização de como o plantio direto é eficaz, foi montado no instituto de pesquisa um simulador de chuva, com o objetivo de avaliar os efeitos que a chuva forte ou moderada pode causar no solo, facilitando a visualização da água carregando sedimentos, por exemplo. Para os estudo foi montado também uma trincheira em uma área de cultivo de milho em plantio direto. Por ela é possível visualizar o quanto o plantio direto é eficaz para reter carbono no solo e ainda o teor de fertilidade promovido pela matéria orgânica.

A pesquisadora Heverly Moraes, também do Iapar, alerta que a temperatura tem aumentado gradativamente ao longo do tempo na grande maioria dos municípios do Paraná. “Em Londrina a temperatura média em janeiro deste ano foi 25,8ºC, superando a média histórica de 23,9ºC dos últimos 44 anos”, destaca a pesquisadora.

Ainda de acordo com ela, a agricultura do Paraná vem sofrendo com estiagem desde novembro de 2018. Foram registradas perdas no feijão, milho e soja, além das hortaliças. “Toda essa adversidade climática que prejudica a agricultura tem reflexo direto na cidade. O principal impacto é a elevação de preço dos alimentos, da cesta básica e consequentemente aumento da inflação.”

Confira detalhes da tecnologia no programa desta semana. O Multi Agro vai ao ar neste domingo (9), a partir das 8 da manhã, na MultiTV (canais 20 e 520 da NET).

LEIA MAIS:

- A máquina do desemprego

- Impactos negativos na economia causados pelas pragas na lavoura

- Explorando características locais