De repente, 50 anos de casados
Respeito mútuo com uma piada de romantismo é a receita de casal londrinense que completou bodas de ouro
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de junho de 2019
Respeito mútuo com uma piada de romantismo é a receita de casal londrinense que completou bodas de ouro
Erika Gonçalves - Grupo Folha 

O casal Elza Mendes Garcia, 70, dona de casa, e Emílio Garcia, 73, taxista, se conheceu ainda criança, quando os dois eram vizinhos e residiam em sítios no patrimônio Três Figueiras. Frequentavam a mesma igreja e estudavam na mesma escola. Ele estudava com o irmão mais velho dela, ela estudava com a irmã dele. Os pais eram amigos desde solteiros, as famílias se encontravam nos bailes e nada mais natural que o casal acabasse namorando.
Ele com 17, ela com 14. Cinco anos depois se casaram e nunca mais se separaram. E lá se vão 51 anos, com três filhos e cinco netos para completar a família. Elza confessa que o marido é o mais romântico do casal: dá muitos presentes, leva flores, compra bolo no aniversário, faz festa surpresa. Ela também retribui em datas especiais.

Para ele o romantismo está igualmente dividido entre ambos. “Quando eu namorava dava presente bom. Ainda continuo, às vezes quando brigamos eu trago flores, em datas especiais também. Mas ela está sempre comprando coisas para mim, todas as minhas roupas é ela quem compra, acho que o romantismo é igual”, diz.
“Mas nem tudo é 'amém', às vezes a gente briga. Se eu vejo coisa errada já falo, ele às vezes também não tem paciência, fica bravo”, conta ela, mostrando que entre ambos as coisas são de igual para igual.
Ela acha graça em quem diz que não é fácil chegar a tantos anos de casados. “Para mim, não foi difícil. Tivemos momentos bons e tivemos momentos difíceis, de dificuldade financeira. Sempre tivemos só o necessário mas aprendi com meus pais que devemos viver com o que temos”, filosofa.
Emílio também avalia que completar bodas de ouro não foi algo difícil. “O tempo passa rápido, quando vamos ver já se passaram 50 anos. Com o alicerce que temos, não foi difícil. Hoje as pessoas largam cedo, por qualquer coisa. Mas quando se assume um compromisso, tem que manter. Vamos à missa juntos, temos filhos, temos que dar o exemplo”, ressalta.
Elza concorda com o marido. “Ele nunca foi de ficar em bar bebendo. No começo do casamento saía às vezes para jogar bola, mas depois que tivemos filhos ele sempre foi para a família. Acho que esses casais mais novos não dão certo porque a mulher quer tudo, ou o marido fica no bar. Imagina se eu fico o dia todo cuidando dos filhos, ele chega, toma banho e sai? Não dá certo. O casal precisa se dedicar à família.”
O aniversário de 50 anos de casamento foi devidamente comemorado na companhia de filhos, netos e amigos e para a renovação dos votos foi escolhida a mesma igreja do casamento, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
E para quem quer a receita da felicidade, eles não se inibem em compartilhar. “Respeitar o outro, ver as qualidades da pessoa, aceitar um ao outro com os defeitos, ninguém manda em ninguém”, recomenda ela. “Dificuldades todo mundo tem, os dois compreendendo (isso), dá certo. A alegria da gente é ver os filhos criados, com seus filhos”, completa ele.
LEIA MAIS:
- Com gestos simples e criatividade, casal preserva frescor do relacionamento


