SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A XP vai lançar nas próximas semanas um programa de formação de assessores de investimento exclusivo para pessoas negras.

Além da capacitação, a empresa promete bancar os custos da certificação exigidos para atuar na carreira financeira e direcionar os profissionais para a seleção em vagas nos escritórios autônomos da rede de parceiros da XP.

A iniciativa acontece após o episódio da foto da Ável Investimentos, um escritório gaúcho de agentes autônomos ligado à XP que viralizou nas redes sociais, em agosto, ao publicar a imagem de uma equipe formada por dezenas de homens brancos e jovens. A empresa recebeu críticas e questionamento na Justiça por sua política de contratação sem diversidade.

Para Marta Pinheiro, diretora de ESG da XP, o projeto de formação pode ser comparado a um programa de trainees.

"Na XP, nós não temos a visão de trainees. Nosso grande público são os assessores. São eles que atendem clientes diretamente, que têm o contato falando de investimento. É uma formação no mercado financeiro. E tem uma barreira de entrada, tem que pagar certificação, fazer os cursos", diz Pinheiro.

Segundo a empresa, serão abertas 600 vagas para os cursos do programa, batizado de Vem Transformar. Aqueles que forem aprovados na prova da Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), condição necessária para ser um agente autônomo, seguirão para os processos seletivos dos escritórios.

O público-alvo são pessoas jovens, mas se aparecerem candidatos mais velhos ou profissionais interessados em fazer mudança de carreira, não haverá restrição.

"Queremos, sem dúvida, que outras fotos apareçam com pessoas espalhadas pelo Brasil", diz a executiva, que aposta na pulverização da rede de assessores da XP espalhada por diversos estados para impulsionar a diversidade regional.