SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A XP inicia neste mês a primeira fase de seu programa de formação de assessores de investimento exclusivo para profissionais negros, chamado de Vem Transformar.

A ideia, a princípio, era abrir 600 vagas para oferecer os cursos e preparar os candidatos para a prova da Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), condição necessária para ser um agente autônomo. Mas essa primeira edição do programa vai começar com 454 pessoas selecionadas dentre 2.400 inscritos.

Além da capacitação, a empresa banca os custos da certificação exigidos para atuar na carreira financeira.

Depois de encerrado o programa, a XP promete encaminhar os que obtiverem o certificado para os processos seletivos dos escritórios autônomos de sua rede de parceiros.

A iniciativa acontece após o episódio da foto da Ável Investimentos, um escritório de agentes autônomos ligado à XP que viralizou na internet no ano passado ao publicar a imagem de uma equipe formada por dezenas de homens brancos e jovens, gerando questionamentos pela falta de representatividade de profissionais negros no país.