SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O conselho da Volkswagen aprovou nesta sexta (4) um investimento de 2 bilhões de euros na nova fábrica de carros elétricos que ficará perto de sua sede em Wolfsburg, na Alemanha. O início da construção está previsto para o primeiro semestre de 2023.

Segundo a montadora, a partir de 2026, a produção de seu modelo elétrico Trinity será neutra em carbono, com novos padrões em autonomia de condução.

A Volkswagen projeta a nova fábrica para se tornar modelo para a unidade principal existente e toda a empresa. A expectativa da alemã é também expandir as atividades de bateria, carregamento e digitalização para fortalecer a competitividade.

"Estamos estabelecendo referências na indústria automotiva com a Trinity e a nova fábrica e transformando Wolfsburg no farol global da produção de veículos de ponta e eficiente. Isso reafirma que a transformação econômica da Alemanha como centro da indústria pode ser alcançada", afirma o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, no comunicado.

A Volkswagen anunciou ainda investimentos específicos no treinamento de funcionários para a era digital. A montadora quer até 2030 ter cerca de 4.000 profissionais habilitados para exercer funções novas e outros 8.000 aperfeiçoados.