<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um lutador de sumô japonês morreu um mês após cair de cabeça durante uma luta. O vídeo de Hibikiryu de 28 anos, deitado de bruços por vários minutos antes de receber qualquer ajuda médica, gerou críticas generalizadas e perguntas sobre por que os médicos não estavam presentes ao lado do ringue.

</p><p>De acordo com o portal Japan Today, em lutas de sumô é comum que os médicos não fiquem sentados ao lado do ringue. Eles esperam que os lutadores se levantem sozinhos após serem lançados ao solo ou caírem.

</p><p>Para piorar, Hibikiryu foi mudado de posição por oficiais enquanto aguardava socorro , algo que os especialistas apontaram que só deveria ter sido feito por médicos treinados, devido ao risco de lesão na coluna.

</p><p>A associação de sumô disse que "uma relação causal entre a morte do lutador e sua lesão não está clara neste momento". "Quanto a como melhorar os sistemas médicos de emergência, anunciaremos algo quando decidirmos formalmente", disse uma porta-voz à AFP.

</p><p>Embora, não haja relatos anteriores de lutadores morrendo após ferimentos sofridos em lutas, os perigos do esporte e os padrões médicos têm sido debatidos. Jornais esportivos japoneses apontaram que a associação de sumô estaria discutindo mudanças nas regras de primeiros socorros, incluindo colocar médicos ao lado do ringue, como é o caso do boxe profissional.

</p><p>O acupunturista e massoterapeuta Hideo Ito, que trata lutadores de sumô há duas décadas, afirmou que Hibikiryu pode ter machucado a coluna ao cair. "Ele era um lutador maravilhoso, sempre com um sorriso gentil e sempre atencioso com os outros", disse Ito à AFP, pedindo que os médicos ficassem de prontidão em cada luta.

</p><p>Ainda segundo a publicação, a morte de Hibikiryu gerou diversas críticas à lenta resposta médica no caso. "Isso é o que eu temia", tuitou o médico e romancista Mikito Chinen.

</p><p>"Não podia acreditar no que via. Como um lutador, que obviamente tinha uma grande chance de sofrer uma lesão na coluna foi deixado sem tratamento por vários minutos enquanto priorizavam o anúncio de quem havia vencido?", questionou Chinen.

</p><p>O vídeo pode ser visto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=dGW7CbMM9Os </p>

mockup