SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Polícia Militar de São Paulo divulgou as imagens feitas pela câmera de um policial que atirou contra um suspeito de arrastão no viaduto da rua Comandante Taylor, no Sacomã (zona sul da capital paulista), na manhã desta sexta-feira (19), pouco depois de um grupo tentar abordar motoristas em ação semelhante à vista em arrastões.

No vídeo, é possível ver o agente mandando o suspeito deitar no chão, mas o homem tenta lutar contra outro policial e acaba sacando uma arma, que depois foi identificada como uma réplica. Neste momento, o policial efetua os disparos.

"Os policiais foram informados por populares de que vários indivíduos estavam praticando roubos no viaduto. Por estarem de serviço nas proximidades, deslocaram-se até o local e deram voz de prisão, no entanto, após insistentes ordens para que se deitasse ao solo, o criminoso levantou a blusa e sacou uma arma, momento em que um dos policiais, em legítima defesa, efetuou disparos de arma de fogo. Após a ação, os policiais detectaram que a arma era uma réplica. O criminoso foi socorrido ao PS de Heliópolis e faleceu. A Polícia Militar investiga o fato por meio de inquérito policial militar", disse a PM em nota.

"Esse caso mostra a importância das câmeras nos uniformes, inclusive para que os policiais não sejam acusados injustamente. Com base nelas podemos concluir que houve, aparentemente, uma situação de legítima defesa", disse Ariel de Castro Alves, advogado especialista em direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP e presidente do grupo Tortura Nunca Mais.