BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A vereadora Cris Monteiro (Novo) protocolou nesta quinta-feira (18) uma representação à Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo contra sua colega de partido Janaína Lima, acusando-a de quebra de decoro parlamentar.

Ela pede prioritariamente a cassação do mandato de Janaína ou, subsidiariamente, a suspensão temporária do mandato.

Cris e Janaína envolveram-se em episódio de violência no banheiro da Câmara na semana passada durante a votação da reforma da previdência. Cris diz que Janaína tentou enforcá-la, jogou sua peruca no chão (Cris tem alopecia) e pisou. Janaína, por sua vez, diz que agiu em legítima defesa após ter sido atacada pela colega.

O motivo da briga, segundo informado, foi por um desentendimento pelo tempo de fala que cada uma teria.

A representação elaborada por Cris é o primeiro passo para uma possível punição a Janaína. A Corregedoria vai analisar a representação e, possivelmente, recomendará uma punição, que então será votada em plenário pelos vereadores.

As lideranças partidárias da Câmara Municipal já discutiram o episódio em reunião e chegaram a um consenso: Janaína Lima deverá receber punição severa.

No encontro promovido por Milton Leite (DEM), presidente da Casa, vereadores dividiram-se entre suspensão de seis meses ou cassação de Janaína.

Para eles, pesam contra ela a diferença de idade (ela tem 37, Cris Monteiro, 60) e o fato de alguns dos ferimentos que Janaína mostrou posteriormente não aparecerem em filmagens logo após o ocorrido.

Janaína foi filmada discursando no plenário na sequência do episódio, o que também tem sido destacado pelos vereadores, que dizem que Cris, em contrapartida, demonstrando abalo físico e emocional, socorreu-se junto a colegas e perguntava a respeito de providências a tomar.

Também foi aventada uma pena branda para Cris, mas o assunto não evoluiu na reunião da terça-feira (16).