RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Petrobras fechou o terceiro trimestre com o maior volume de vendas de óleo diesel desde 2015, resultado da recuperação da economia e da redução do percentual obrigatório de biodiesel na mistura que é vendida nos postos.

Segundo a estatal, suas vendas de diesel totalizaram 867 mil barris por dia, 15,7% acima do verificado no mesmo trimestre do ano anterior e 6,7% acima do segundo trimestre de 2021. Neste último caso, o crescimento também tem fatores sazonais, como o começo da safra agrícola.

O crescimento da demanda por combustíveis em um cenário de grande defasagem nos preços é motivo de preocupação no setor e motivou nos últimos dias uma série de alertas sobre risco de desabastecimento do mercado.

Na semana passada, a Petrobras anunciou aos seus clientes que não conseguiria fornecer todo o volume pedido para novembro, jogando sobre as empresas privadas a responsabilidade por importar produtos mais caros do que os preços praticados no país.

A estatal diz que vem ampliando a produção de combustíveis em suas refinarias, mas que viu uma "demanda atípica" no mercado e precisaria de mais tempo para conseguir suprir todo o volume pedido.

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (20), a empresa informa que sua produção de diesel subiu 3,3% no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior. Mas na comparação com o mesmo período de 2020, houve queda de 6,9%, por parada para manutenção na refinaria de Pernambuco.

Em geral, as vendas de combustíveis da estatal subiram cerca de 10%, tanto em relação ao segundo trimestre quanto em relação ao terceiro trimestre de 2020, chegando a 1,94 milhão de barris por dia. Já a produção de derivados em suas refinarias ficou em 1,93 milhão de barris por dia.

Houve aumento de vendas de todos os combustíveis. No caso da gasolina, a empresa vendeu uma média de 441 mil barris por dia, 17,3% acima do verificado no mesmo período do ano anterior e 14,3% superior ao volume do segundo trimestre. Em setembro, a empresa teve o maior volume de vendas de gasolina desde 2017.

Segundo a Petrobras, o aumento se deve tanto à redução das restrições à circulação de pessoas com o avanço da vacinação quanto ao avanço sobre o mercado do etanol hidratado, hoje menos competitivo do que a gasolina em boa parte do país.

A produção de gasolina nas refinarias da estatal acompanhou o crescimento das vendas, com alta de 14,3% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2020, a alta é de 17,9%, disse a companhia.

Com um esforço para produzir mais derivados no país, a Petrobras utilizou 85% da capacidade de suas refinarias no terceiro trimestre, contra 75% no trimestre anterior. A empresa vem procurando também usar mais petróleo nacional, que respondeu por 96% de todo o óleo refinado em suas unidades.

A produção de petróleo e gás natural da companhia foi de 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia no terceiro trimestre, alta de 1,2% em relação ao trimestre anterior. A alta reflete principalmente a entrada em operação da plataforma FPSO Carioca no campo de Sépia, em agosto.

A plataforma P-70, no campo de Atapu, atingiu sua capacidade máxima em julho, contribuindo para o aumento da produção da companhia. "Tanto Sépia como Atapu estão localizados no pré-sal da Bacia de Santos, que vem se consolidando como uma área excepcional com grandes reservas, baixo risco e custos competitivos", disse a empresa.

A Petrobras disse que o maior uso de petróleo nacional em suas refinarias reduziu seu saldo de exportações para 398 mil barris por dia, quase a metade do verificado no terceiro trimestre de 2020. A empresa também importou mais derivados para atender ao crescimento da demanda interna.

As compras de diesel subiram 45,8%, para 175 mil barris por dia, e as de gasolina quase quadruplicaram, passando de 11 mil barris por dia no segundo trimestre para 42 mil barris por dia no terceiro trimestre.