|
  • Bitcoin 148.185
  • Dólar 4,9391
  • Euro 5,2018
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 22/02/2022, 18:57

Veja o funcionamento dos bancos no Carnaval 2022

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

CRISTIANE GERCINA
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os consumidores que tiverem contas com vencimento durante o Carnaval, entre sábado (26 de fevereiro) e quarta-feira (2 de março), devem ficar atentos às regras de pagamento para não ter de arcar com encargos financeiros como multas e juros.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as agências bancárias de todo o país ficarão fechadas na segunda-feira (28 de fevereiro) e na terça-feira (1º de março), sem expediente. O funcionamento volta ao normal na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), a partir do meio-dia.

A federação informa que contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, além de carnês com vencimento na segunda e na terça poderão ser pagos sem nenhum acréscimo na quarta-feira. "As contas de consumo e os boletos de pagamento poderão ser pagos no primeiro dia útil, sem acréscimo."

No caso do pagamento de impostos, o contribuinte precisará adiantar a quitação. Para demais títulos, se a data de vencimento cair nos dias em que não houver expediente bancário, a orientação também é antecipar o pagamento nas agências ou fazer a quitação do débito por meios remotos, como celular, computador e telefone, além dos caixas eletrônicos.

A Febraban afirma que, em geral, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário quando há feriados nacionais, estaduais e municipais, o que não é o caso do Carnaval, que, na maior parte do país, não é feriado.

"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", informa a federação, em nota.

Os boletos bancários que já estiveram cadastrados no débito automático serão pagos normalmente, como ocorre a cada mês.

As regras de pagamentos de contas valem para qualquer título, incluindo prestação da casa própria, aluguel, condomínio e TV a cabo, por exemplo. Se a data de vencimento não tiver sido postergada, o ideal é quitar antes nas agências ou pagar por meios eletrônicos.

Mariana Rinaldi, especialista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) confirma que o pagamento das contas deverá ficar para o dia 2 de março, por causa da interrupção no atendimento por parte da Febraban.

Segundo ela, o consumidor deve verificar a data de vencimento do boleto para não ter de arcar com juros e multa. "É preciso conferir e ler atentamente o documento de cobrança para se certificar da possibilidade de prorrogação. E sempre guardar os comprovantes de pagamento", diz.

Mariana afirma que há, no entanto, contas "improrrogáveis", que costumam ser as relacionadas a cobranças de impostos, taxas, multas de trânsito e contribuições. "É importante observar que, quando o prazo de pagamento de alguma fatura não apresenta flexibilidade, é comum essa informação constar no documento. Nesses casos, recomendamos antecipar o pagamento para evitar qualquer cobrança indesejada de multas ou juros", diz ela.

Também há a opção de agendar o pagamento de títulos que tenham código de barras. Essa operação pode ser feita nos caixas eletrônicos, nos aplicativos ou sites dos bancos e, ainda, por meio de atendimento telefônico das instituições financeiras.

Já para quem vai sacar benefícios, como é o caso de aposentadoria, pensão e auxílio do INSS, o calendário de pagamentos será interrompido durante o feriado, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (3 de março).

Procurados, os bancos informaram que seguem as regras da Febraban. Todos disseram que oferecem canais de atendimento remoto para que os clientes possam quitar seus pagamentos na data exata, sem cobrança de multa e juros, se for o caso.

Segundo o Bradesco, os clientes podem efetuar o pagamento de suas contas que estejam na data de vencimento em todos os canais digitais durante os quatro dias de Carnaval. Itaú Unibanco e Santander também disponibilizam seus canais.

Clientes do Santander podem utilizar os canais digitais do Banco: app Santander e app Santander Empresas, internet banking, além da central de atendimento pelos telefones 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-7023535 (demais localidades) e 0800-7235007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)", diz nota.

O Banco do Brasil possui atendimento eletrônico e por telefone para correntistas e poupadores. Funcionários públicos que têm direito ao abono do Pasep neste ano, no entanto, não poderão sacar valores nos feriados por meio das agências. Além disso, o calendário de liberações só funciona em dias úteis. "Vale lembrar que não há como sacar o abono salarial em dias não úteis", diz nota.