SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A vacinação de idosos contra a gripe na cidade de São Paulo começará neste domingo (27) em parques públicos e em duas farmácias da avenida Paulista, na região central da capital. Inicialmente, serão imunizadas pessoas a partir de 80 anos.

A vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2022 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação e protege contra os subtipos H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

O início da imunização dos idosos contra a gripe acontece no "Domingão da Vacinação" em todo os municípios paulistas, anunciado pelo governo estadual nesta semana.

Além da vacinação contra a gripe, os postos vão imunizar crianças, adolescentes e adultos contra a Covid-19.

Idosos a partir de 80 anos poderão aproveitar para receber a quarta dose da vacina contra a Covid --desde que tenham tomado a terceira há ao menos quatro meses--, e a da gripe simultaneamente neste domingo.

No caso da cidade de São Paulo, a partir da segunda-feira (28), a vacinação contra Covid-19 volta a ocorrer em toda a rede: UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.

A vacinação para o público infantil é realizada somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, onde também estará disponível a imunização contra o vírus influenza.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a partir da próxima quarta-feira (30), idosos com 70 anos ou mais poderão receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, desde que tenham tomada a terceira há pelo menos quatro meses.

Segundo dados do governo estadual, 91,18% da população está com o esquema vacinal completo contra a Covid.

No caso apenas das crianças acima de 5 anos, até às 17h30 desta sexta-feira (25), 76,54% haviam recebido a primeira dose e 36,93% estavam com a imunização completa. Na capital paulista, eram 84,4% e 42,1%, respectivamente.

Veja onde se vacinar na capital paulista Sábado (26)

Covid-19 - Crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos AMAs/UBSs Integradas

7h às 19h

UBSs Polo

8h às 17h

Domingo (27)

Covid-19 - Crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos Influenza - Idosos a partir de 80 anos Farmácias

8h às 16h

Avenida Paulista 266 e 2.371

Parques

8h às 17h

Centro: Buenos Aires

Zona sul: Severo Gomes e Independência

Zona leste: Carmo e Ceret

Zona norte: Juventude

Zona oeste: Villa Lobos

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde