SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A vacinação de adolescentes com a primeira dose contra o coronavírus termina no dia 12 de setembro em São Paulo, anunciou o governo de São Paulo nesta quarta-feira (28).

O governo anunciou que a vacinação de adultos no estado de São Paulo com a primeira dose da vacina contra o coronavírus será finalizada até dia 16 de agosto.

O governador também anunciou o início da vacinação de adolescentes no dia 18. "O dia da esperança, que era o dia 20, agora estamos antecipando para o dia 16 de agosto a imunização de todos os adultos com mais de 18 anos no nosso estado", disse Doria, em sua primeira coletiva presencialmente após se recuperar de uma infecção por coronavírus.

Na capital, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que pessoas com 28 anos serão vacinadas com a primeria dose na sexta-feira (30). No dia seguinte, haverá imunização de pessoas com a segunda dose.

Regiane de Paula, coordenadora de imunização, afirma que é importante que a população retorne para tomar a sua segunda dose.

"Trezentos e oitenta e cinco mil pessoas não retornaram para tomar a Coronavac e 363 mil não retornaram para tomar a vacina da Astrazeneca, num total de 748 mil pessoas que é em torno de 7% da população que deveria receber essa vacinação", disse.

Ela disse que há um monitoramento sobre esse público e a estratégia é acordada com os municípios.

Atualmente, 35 milhões de doses da vacina foram aplicados. Segundo o governo, na população adulta, 76,1% foram vacinados com a primeira dose. Parcela de 27,5% completou o esquema vacinal.

Segundo o governo, o total da população adulta é de 35,3 milhões. A população total estimada é de 46,3 milhões.

Já o publico que será atendido de adolescentes de 12 a 17 anos soma 3,2 milhões de pessoas.

A partir de 17 de agosto, com adultos vacinados, Doria anunciou que não haverá mais limites de ocupação ou de horário nos estabelecimentos do estado.

Doria disse que a vida está voltando ao normal, mas pediu para a população continuar se prevenindo ao usar máscaras e álcool em gel.

De acordo com o governo, há uma melhora expressiva relacionada ao processo de vacinação. Na última semana, a redução foi de 20,6% nos casos; 18,3% nas internações; e 9,6% nas mortes.

A ocupação dos leitos de UTI voltados a coronavírus tem uma taxa de 54%.

*

VEJA CALENDÁRIO

- Até dia 29 - 30 a 34 anos

- 30 até 4 de agosto - 28 e 29 anos

- 5 a 9 de agosto - 25 a 27 anos

- 10 a 16 de agosto - 18 a 24 anos

- 18 a 29 de agosto - adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas

- 30 de agosto a 5 de setembro - 15 a 17 anos

- 6 a 12 de setembro - 12 a 14 anos