SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A vacinação contra Covid-19 em pessoas com 56 e 57 anos teve fila e espera na manhã desta quarta-feira (16) na UBS Max Perlman, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.

Logo nos primeiros minutos de vacinação, a partir das 8h, algumas pessoas com menos de 56 anos tentavam ser imunizados. Pelo calendário do estado, pessoas com mais de 50 anos já podem ser vacinadas a partir de hoje. Porém, na cidade de São Paulo, a prefeitura decidiu fazer um escalonamento para evitar aglomerações. A diferença no calendário confundiu algumas pessoas.

Na UBS Max Perlman teve longas filas e demora no atendimento. Por volta das 9h, 64 pessoas estavam na fila. A espera passava de uma hora. Muitas delas não estavam na faixa etária atendida hoje. Entre elas o casal Humberto Batista, 50 anos, Simone Batista, 54 anos. Ao serem informados pela reportagem de que a faixa etária de ambos não era nesta quarta eles disseram que permaneceriam na fila.

"A gente tem duas partes do governo um falando uma coisa, e outro falando outra para escalonamento. O sistema é inconsistente", afirmou Humberto.

Na recepção o atendente afirmou sobre o cronograma e mesmo assim os dois tomaram a vacina.

O porteiro Laércio Barbosa, de 50 anos, afirmou que teve que sair no horário do seu café para pegar a fila. Ele disse que uma médica do prédio onde ele trabalha afirmou que ele poderia tomar a vacina nesta quarta.

Após esperar mais de uma hora, e, mesmo tendo sido informado pelo agente de saúde que hoje não era sua vez de tomar a vacina, ele entrou. Ao sair, todo contente, disse. "A doutora estava certa. Agora já está dando quase a hora do almoço", afirmou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a maior parte das pessoas já entendeu que existe um escalonamento na vacinação da cidade de São Paulo. "A gente volta a solicitar para as pessoas que obedeçam esse escalonamento. O município não recebeu todas as vacinas na quantidade que precisa estamos recebendo no decorrer dos dias", disse.

ESTOQUE

A cidade de São Paulo conta atualmente com estoque de 400 mil doses de vacina contra Covid-19. O montante equivale a apenas 28,5% dos mais de 1,4 milhão de pessoas com mais de 50 anos que devem ser vacinados de hoje até sábado (19).

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (16), Aparecido afirmou que a Prefeitura de São Paulo deve receber mais doses da vacina do governo estadual ainda hoje. Ele porém não precisou quantas doses serão recebidas.

"Não há problema. O fracionamento sempre é natural. A gente vai conseguir vacinar hoje [quarta] todo esse contingente de 56 e 57 anos e os de amanhã [quinta] também. As pessoas podem ficar tranquilas", disse.

Segundo dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde, são 275 mil pessoas de 56 e 57 anos, a mesma quantidade esperada para o público de 55 anos e 54 anos, que serão imunizados amanhã.

Esses grupos totalizam 550 mil pessoas. "Só obedecer um escalonamento que facilita" afirmou Aparecido.