SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Ucrânia soltou nesta quarta-feira (16) nove soldados russos que haviam sido capturados, em troca da libertação do prefeito da cidade de Melitopol, detido por tropas da Rússia na última sexta (11). A informação é da agência de notícias Interfax-Ucrânia.

O gabinete do presidente Volodimir Zelenski já tinha confirmado que o prefeito Ivan Fedorov havia sido libertado, mas não deu detalhes de eventuais negociações para que isso ocorresse. Melitopol está localizada no sudeste da Ucrânia.

De acordo com a Interfax, a assessora de imprensa de Zelenski Daria Zarivnaia confirmou a troca de prisioneiros e disse que os soldados russos nasceram entre 2002 e 2003. "São crianças", afirmou.

Ainda nesta quarta, o chanceler da Ucrânia, Dmitro Kuleba, acusou a Rússia de sequestrar líderes locais em meio à invasão do país. Desta vez, o diplomata alegou que soldados russos sequestraram Oleksandr Iakovliev, prefeito da pequena cidade litorânea de Skadovsk, e seu vice, Iurii PalIukh. Mais tarde, Iakovliev publicou um vídeo no Facebook, anunciando que havia sido libertado.