|
  • Bitcoin 107.881
  • Dólar 5,3298
  • Euro 5,5612
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 28/02/2022, 18:08

Turquia barrará navios militares em ligação entre Mediterrâneo e Mar Negro

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - A Turquia alertou que irá impedir a passagem de navios militares pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos, que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo.

A informação foi repassada tanto para os países que têm saída para o Mar Negro, quanto para os demais, segundo a agência de notícias Reuters.

Adversária da Rússia no plano internacional, a Turquia se aproximou da Ucrânia nos últimos anos, fornecendo equipamentos militares, como drones.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, comunicou a decisão nesta segunda-feira (28), de acordo com a agência de notícias estatal turca Anadolu.

"Nós estamos seguindo o que a [convenção de] Montreaux determinada e faremos isso a partir de agora. Não houve nenhum pedido de passagem pelos estreitos até hoje", disse ele.

Firmada em 1936, a Convenção de Montreaux, a que Cavusoglu se referiu, regulamentou a passagem internacional pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos. O acordo reconheceu o controle turco sobre a passagem e permite que o país restrinja o tráfego naval pela região durante períodos de guerra.

Segundo a Reuters, ao menos quatro navios russos estavam aguardando a decisão turca para cruzar o Mar Mediterrâneo.