SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Usuários da plataforma de streaming Spotify e do aplicativo de mensagem Discord tiveram dificuldades para acessar os sistemas na tarde desta terça-feira (8). O problema aconteceu em diversas partes do mundo, mas começou a ser normalizado no fim da tarde —ainda que não totalmente.

Segundo o site de monitoramento de serviços online Downdetector, as notificações de falhas com relação aos dois serviços tiveram um salto pouco depois das 14h45.

Ao longo da tarde, os serviços retornaram aos poucos. Após atingir um pico de 6.206 queixas, às 15h33, o Spotify viu as reclamações caírem para 90 às 17h.

O mesmo aconteceu com o Discord. Às 15h20, o aplicativo de mensagens teve 2.009 relatos de problemas no Downtector, número que não passou de 35 às 17h30.

Pelo Twitter, a página oficial do Discord informou estar ciente de um problema que causa falhas nas mensagens. "Estamos trabalhando em uma correção. Desculpas pela interrupção e obrigado por aguentar firme!", diz a publicação.

Em nota, o Spotify também afirmou estar acompanhando a instabilidade, que pode estar impactando múltiplas plataformas, e indicou que informa sobre a situação do aplicativo na conta SpotifyStatus, no Twitter.

"Publicaremos outra atualização quando a situação voltar ao normal", disse.

APLICATIVOS JÁ HAVIAM SAÍDO DO AR ANTES

No último dia 16 de novembro, as duas plataformas apresentaram instabilidade no mesmo dia e a partir das 14h45 também. Os problemas foram normalizados poucas horas depois.

Na época, a hipótese levantada para os problemas foi uma pane nos serviços de nuvem do Google.

Procurado para esclarecer se os problemas desta terça-feira tiveram a mesma causa, o Google informou que, durante a tarde, teve um problema específico numa ferramenta de tráfego (Traffic Director) que integra os serviços de nuvem oferecidos.

No entanto, a empresa não confirmou se essa disrupção foi a causa da instabilidade do Discord e Spotify.