SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Todas as regiões da capital paulista e áreas da Grande São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos no período da tarde deste domingo (6), devido às pancadas de chuva que atingem a região. O fim do alerta foi emitido às 17h52, pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).

A formação de instabilidades provocou chuva de forte intensidade entre a capital e o ABC Paulista. Segundo o centro de emergências climáticas as chuvas intensas ocorrem por volta das 15h30 devido à combinação do calor e entrada da brisa marítima. O alerta para estado de atenção foi emitido às 16h10.

A chuva forte atingiu o extremo sul desde as 16h30, entre os bairros de Parelheiros e Capela do Socorro. Já na Grande São Paulo, a chuva é forte com potencial para queda de granizo entre os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.

Por volta das 17h a área de instabilidade se intensificou na capital, onde já era possível observar chuva com forte intensidade na Zona Leste entre os bairros de Itaquera, Mooca e Aricanduva. Na região sudeste, a chuva também é forte no Jabaquara e Ipiranga.

Já em Santo André, na região do ABC Paulista, foi registrada a queda de granizo e um alagamento de grandes proporções entre as avenidas Estado e Sorocaba.

Junto com a chuva, há probabilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo em Jabaquara e na região do Aeroporto de Congonhas -ambos na Zona Sudeste-, bem como a formação de alagamentos intransitáveis.

"Por conta da formação dessa instabilidade, próxima aos bairros da capital, o CGE da Prefeitura de São Paulo mantém o estado de atenção para alagamentos", detalha o comunicado.

Durante o período de chuvas, o CGE orienta que a população evite transitar em ruas alagadas durante o período de chuvas para minimizar os riscos possíveis durante os alagamentos.

O centro de clima recomenda ainda que a população não enfrente correntezas e busquem lugares seguros para evitar acidentes.

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, é possível contatar a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pelo número 156 ou entre no site da CET.

Também é possível saber como está o trânsito nas principais vias.

Confira abaixo as recomendações gerais do CGE

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios

- Planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas