SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator e diretor americano Sean Penn, 61, desembarcou nesta quinta-feira (24) em Kiev, na Ucrânia, para filmar a guerra na região para um documentário da Vice. A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente, Volodymyr Zelensky, segundo a revista Newsweek.

Desde que chegou ao país, Penn conversou com o presidente e a vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk, jornalistas locais e membros das forças armadas ucranianas. O governo ucraniano expressou, em nota oficial, gratidão ao ator por estar na região registrando a guerra com a Rússia.

"O diretor veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e dizer ao mundo a verdade sobre a invasão russa em nosso país. Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia hoje. Nosso país está grato a ele por essa demonstração de coragem e honestidade", diz o comunicado do governo.

Enquanto Penn acaba de entrar em Kiev, vídeos postados nas redes sociais mostram milhares de ucranianos tentando fugir da capital e de outras cidades enquanto as sirenes de ataques aéreos soam. O presidente declarou lei marcial em todo o país e comparou a Rússia à Alemanha nazista por sua ofensiva, nesta quinta.

Penn vem filmando há meses um documentário sobre a escalada das tensões na região. Ele voou de volta para Kiev no início desta semana, antes de Putin invadir o país e não tem pressa para sair, segundo o tabloide britânico Daily Mail.