São Paulo e Rio de Janeiro entram em estado de atenção por chuvas fortes (1)
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de dezembro de 2021
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHARPESS) - As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em estado de atenção pelas fortes chuvas na tarde deste domingo (12).
O centro de operações do Rio informou que esse estágio significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, e pediu que a população fique de olho em atualizações nas redes sociais e no site do órgão.
Por volta das 17h20 (horário de Brasília), o Centro de Operações informou que os núcleos de chuva mais intensos se deslocaram para o oceano, e que, na maior parte da cidade, a tendência é de redução dos alagamentos.
Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), aconselhou que os cariocas evitem se deslocar até que a situação melhore. "Muito vento e muita chuva. Ou seja, não é hora de deslocamentos. Fique em local seguro até que as coisas melhorem. Estou chegando no Centro de Operações. Mantenho vocês informados!", escreveu ele no Twitter.
Em entrevista ao canal GloboNews, Paes disse que até as 17h (horário de Brasília), a prefeitura já havia mapeado dez pontos de alagamento, e que havia muitas árvores caídas.
"O pior dessa chuva já passou. Temos já mapeados cerca de 10 pontos de alagamento. Muitas árvores caídas pela cidade. Na São Clemente e em Botafogo está completamente interditado. TIvemos cerca de 15 comunidades, principalmente na Zona Norte, que tiveram as sirenes tocando. Há risco de deslizamentos quando tocam as sirenes", disse. "Se a pessoa puder ficar no lugar que está, adiar a saída, deixar os órgãos públicos trabalharem, é sempre bom, sempre ajuda".
De acordo com o sistema de alerta da cidade, há pontos com ventos de mais de 70 km/h perto da estação meteorológica da Restinga de Marambaia. No Forte de Copacabana, na zona sul, a ventania chegou a 55 km/h.
Enquanto isso, em São Paulo, o estado é de atenção para alagamentos nas regiões central, sudeste e leste. A Defesa Civil pediu para que os paulistanos tenham cuidado nas próximas horas.

