SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade do Rio de Janeiro retoma a vacinação de crianças contra a Covid-19 nesta sexta-feira (4). A prefeitura carioca confirmou à Agência Brasil o recebimento de novas doses do imunizante pediátrico nesta quarta (2), quando foi divulgado o novo calendário de imunização.

Na sexta-feira e no sábado (5), a vacinação será para crianças de 6 anos de idade ou mais. O cronograma segue na segunda-feira (7), com a imunização voltada para meninas de 5 anos de idade e, na terça-feira (8), para meninos de 5 anos.

A partir de quarta-feira (9), a vacinação será para todos aqueles com 5 anos ou mais que ainda não tenham sido imunizados. Crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência e/ou comorbidades podem se vacinar a qualquer momento, independente da idade que consta no calendário.

A vacinação infantil foi suspensa na terça (1) por falta de estoque. A imunização foi mantida apenas para crianças com deficiência e/ou comorbidades.

Nesta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que espera receber 100 mil doses da CoronaVac na quinta-feira (3), que serão destinadas à vacinação de crianças a partir dos 6 anos de idade.

Para atender o público de 5 anos de idade, na próxima semana, será necessário novo carregamento da Pfizer pediátrica, única vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.

Um lote de 1,8 milhão de doses pediátricas da Pfizer chegou na segunda-feira (31) ao país e está sendo distribuído aos estados pelo Ministério da Saúde ao longo desta semana.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a maior preocupação no momento é com a baixa adesão à vacinação infantil, que chegou, até a terça-feira, a apenas 39% das crianças de 8 a 11 anos de idade, que é o público já atendido pela campanha.

A secretaria reforça que a imunização de crianças e adolescentes é comprovadamente segura e protege contra as formas graves da Covid.

mockup