DUBAI, EMIRADOS ÁRABES (FOLHAPRESS) - O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse neste domingo (14) que o resultado final da COP26, em Glasgow, foi "muito bom", e que reforçou a posição de liderança do Brasil na área ambiental.

"O Brasil tem liderança desde 1992 [data da conferência no Rio de Janeiro] neste tema. Nós não estamos tímidos. Essa COP mostrou esse resultado", declarou França em Dubai, onde acompanha o presidente Jair Bolsonaro em visita oficial.

"Achei altamente positiva a participação do Brasil. Mas para mim não foi uma surpresa, nós estávamos trabalhando. Trabalhando depois você vê o resultado", declarou.

O ministro afirmou que a regulamentação do mercado de carbono, uma das principais conclusões do evento, favorece o país.

"O resultado foi muito bom, a regulamentação do mercado de carbono é uma vitória para países com perfil do Brasil", declarou França.

Segundo ele, a partir da próxima semana ele e os colegas Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura) farão uma avaliação do resultado da COP e das obrigações do Brasil para cumprir seus compromissos.

França disse que viu com naturalidade a reclamação feita por algumas ONGs de que o resultado da conferência foi tímido.

"Sempre é possível ser mais ambicioso. Mas o acordo que nós fizemos lá é um acordo que avançou bastante naquelas metas que nós imaginávamos que se podia alcançar", afirmou.