SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, disse na terça-feira (8) que o Reino Unido apoiará a Polônia se ela decidir fornecer caças à Ucrânia, mas alertou que isso pode ter consequências diretas para os poloneses.

"Eu apoiaria os poloneses e qualquer escolha que fizerem", disse Wallace à Sky News, acrescentando que o Reino Unido não poderia oferecer aeronaves aos ucranianos.

"Nós protegeremos a Polônia, nós os ajudaremos com tudo o que eles precisarem", disse. "A Polônia entenderá que as escolhas que fizerem não apenas ajudarão diretamente a Ucrânia, o que é uma coisa boa, mas também poderão colocá-los na linha direta de fogo de países como Rússia ou Belarus."

Os britânicos forneceram à Ucrânia armas para se defender dos ataques russos, além de outras ajudas militares e humanitárias.

Wallace disse que fará uma declaração ao parlamento na quarta-feira, estabelecendo quais outras ajudas letais e não letais a Grã-Bretanha fornecerá, bem como quais medidas o governo britânico pedirá que outros países tomem.