SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quase metade dos homens brasileiros (46%) acreditam que as mulheres têm uma reação exagerada quando se dizem vítimas de abuso em ambientes virtuais, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos. Já entre elas, essa percepção cai para 37%.

O questionário considerou abuso o uso de linguagem sexista ou misógina. Também entraram na lista situações como ter informações ou imagens íntimas divulgadas por outra pessoa sem autorização, e o envio de conteúdo explícito não solicitado.

A pesquisa online consultou 20 mil pessoas de 30 países entre 21 de janeiro e 4 de fevereiro, dos quais mil foram brasileiros. Os entrevistados tinham entre 16 e 79 anos.

Para 65% dos homens e mulheres ouvidos no Brasil, elas não devem tolerar essas situações no ambiente virtual. Já 21% acreditam que a melhor forma de reagir aos abusos é ignorando.

E quase seis em cada dez brasileiros (58%) acham que a maioria dos casos de abuso em ambientes virtuais ocorre por culpa dos homens. É o maior índice registrado entre todos os países que integraram a pesquisa.