Publicidade potencializou racismo e machismo, diz Taís Araújo em ação contra assédio
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sexta-feira, 08 de outubro de 2021
AMON BORGES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A LOreal Paris lançou nesta semana no Brasil uma campanha de combate ao assédio sexual nas ruas. A ação gira em torno da plataforma StandUp para educar e empoderar aquelass as pessoas que já passaram por esse tipo de abuso, especialmente em locais públicos.
Pesquisa dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva mostra que 97% das mulheres afirmam que já foram vítimas de situações de assédio sexual no transporte público, por aplicativo ou ainda em táxis. Além disso, 71% das 1.081 entrevistadas no pais disseram conhecer alguma mulher que passou por alguma situação do tipo.
Um dos rostos que participam da divulgação é Taís Araújo, presente em trabalhos da marca há 12 anos. Para ela, esse tipo de ação não é mais questão de posicionamento, mas obrigação das marcas.
A publicidade pautou muito [a sociedade], é muito responsável por tudo isso que a gente está lutando contra, afirma. Ela potencializou o racismo, ela potencializou o machismo, ela potencializou muitas coisas que são horrorosas pra sociedade.
A atriz observa que a publicidade está diferente e reconhecendo erros, a contribuição horrorosa que deu para a construção da narrativa do Brasil, segundo ela. Muitas empresas já se ligaram e estão recontando as histórias. E recontar a narrativa desse país sob outro ponto de vista, no final, vai fazer todo mundo sair ganhando e não só uma pequena parcela da sociedade como foi até agora.
Taís participou de uma roda de conversa sobre o tema na terça (5) ao lado de nomes como Laura Parkinson, diretora de LOréal Paris no Brasil; Helena Bertho, head de comunicação, sustentabilidade e diversidade da empres; Gabi Lohan, mulher transexual e embaixadora digital da marca; e a pesquisadora Djamila Ribeiro.
O movimento da marca é global e fruto de uma parceria com a ONG americana Hollaback!, responsável pela metodologia de intervenção que, segundo a marca, se mostrou eficaz em experimento em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local.
Neste contexto, o programa de treinamento lançado pela LOreal oferece um método baseado em 5 Ds (distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar), que auxilia homens e mulheres a intervir com segurança diante de sistuações de assédio, tanto como testemunha quanto como vítima, explicaa marca. O treinamento é online e gratuito no site standup-brasil.com.
A plataforma explora os já citados 5 Ds: distrair, forma indireta de desviar a atenção do que está acontecendo; delegar, que é contar para alguém o que está acontecendo ou para uma autoridade que está por perto para saber se é possível fazer algo a respeito; documentar, registro do que está acontecendo para apoiar a vítima, questionando se é permitido ou não exibir o material; direcionar, contato direto com o assediador para que deixe a vítima livre, sem discussão para evitar conflitos maiores; e dialogar com quem está sofrendo o assédio com gentileza e palavras de apoio, reforçando que não é culpa dela o que aconteceu.
Hoje, mais do que uma marca feminina a gente se posiciona como uma marca feminista, ressalta Parkinson. Isso quer dizer que agora nós militamos e nos posicionamos para os direitos femininos e equidade de gênero.
De acordo com levantamento da Ipsos, encomendado pela empresa, esse assédio é a maior preocupação feminina para 47% das entrevistadas, seguida pela violência doméstica.
Sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir, afirma Parkinson.
Segundo a executiva, a LOréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança. Ela ressalta que a ambição agora é criar um pacto social por meio da educação de não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para as mulheres.
É nosso dever enquanto marca uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador.
E a atriz Taís Araújo segue o mesmo raciocínio: É muito que vender xampu, a gente tem a obrigação de transformar o mundo já que temos esse alcance, reforçando que a plataforma não é uma pauta só das mulheres.
Com o mote Autoestima em primeiro lugar, a WMcCann criou a campanha para divulgar e reforçar o objetivo da marca destacando o método, englobando conteúdo digital, OOH (out of home), TV paga e ações com imprensa.
A gente tem que se sentir livre e segura apra caminhar da forma que a gente quiser, onde a gente quiser, com a roupa que a gente quiser, completa Taís Araújo.