SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em evento de filiação do senador Alessandro Vieira (SE) ao PSDB, o presidente do partido, Bruno Araújo, afirmou que, em abril, a sigla irá formalizar aliança com MDB e União Brasil para a eleição de 2022 e que, em junho, um presidenciável será anunciado.

Isso significa que até lá o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) terão que desistir da candidatura presidencial. Ainda em abril, a ideia é que seja decidido um critério para essa escolha —são cogitadas pesquisas qualitativas ou votações nas bancadas de parlamentares, por exemplo.

Vieira era também presidenciável pelo Cidadania, mas abriu mão da candidatura, decidiu sair do partido, apoiar Doria e ingressar no PSDB, sigla pela qual deve concorrer ao Governo de Sergipe. O senador assinou sua filiação nesta segunda-feira (21), ao lado de caciques tucanos de São Paulo.

O Cidadania e o PSDB, contudo, já acertaram uma federação partidária —aliança formal para as eleições que tem duração de quatro anos. Por isso, Araújo afirmou que Vieira faz "uma mudança horizontal" de partido.

"Estamos nos programando para, no dia 6 de abril, fazermos um evento político para lançar o pilar dessa unidade, dessa candidatura única que pretendemos ter anunciada no dia 1º de junho", disse Araújo, ressaltando que a coligação terá muita capilaridade no país e um amplo tempo de TV e rádio.

Araújo disse ainda esperar que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), permaneça no partido. Ele foi convidado pelo PSD a ser candidato ao Palácio do Planalto e tem que tomar uma decisão até 2 de abril.

Leite perdeu as prévias presidenciais do PSDB para Doria em novembro. Mas, como mostrou o jornal Folha de S.Paulo, parte dos tucanos quer mantê-lo no partido com o argumento de que seria possível trocar a candidatura de Doria pela de Leite sob o argumento de que o paulista está emperrado nas pesquisas.

Nos bastidores, tucanos dizem acreditar que Leite tende a permanecer no PSDB —há semanas, a avaliação era a de que ele seguramente migraria para o PSD. O gaúcho vem conversando com políticos e recebeu uma carta de líderes do PSDB pedindo que fique.

Araújo destacou que o manifesto foi unânime, inclusive com a assinatura de aliados de Doria. "Esperamos e confiamos firmemente que possamos continuar tendo o governador Eduardo Leite nos nossos quadros", disse o presidente.

Durante sua filiação, Vieira cobrou obediência às votações internas e à democracia interna nos partidos, o que serve como indireta a Leite no sentido de que o gaúcho deveria aceitar o resultado das prévias.

Vieira afirmou entender a política como "uma ação de grupo e de compromisso". "Venho para o PSDB na condição de que aqui também as votações, as decisões, os processos são respeitados e cumpridos. [...] Não há política sem respeito às votações, goste-se do resultado ou não. O Brasil precisa de um choque de seriedade, de honestidade, de resultado, de gestão", disse.

Araújo afirmou que Doria, Tebet e União Brasil tiveram "espírito republicano de aceitar se condicionarem ao resultado dos critérios a serem escolhidos para a escolha desse candidato único". Ele mencionou ainda o Podemos, de Sergio Moro, como um possível interlocutor para aliança.

Vieira chegou a se posicionar de forma contrária à possibilidade de federação no Cidadania, mas justificou ser crítico apenas às "federações sem regras". Ele disse que o acerto entre os dois partidos deve ser respeitado, pois foi a decisão da maioria.

O senador, que exaltou a renovação, deixou o Cidadania afirmando não concordar que o presidente do partido, Roberto Freire, esteja à frente da sigla por mais de 30 anos.

Questionado sobre sua proximidade com Moro e sobre a possibilidade de apoiá-lo, Vieira disse que se aliou a Doria para cumprir a federação.

"Sergio Moro é um amigo e um grande homem público brasileiro. O que eu entendo que é necessário é cumprir acordos. O Cidadania fez um acordo com o PSDB para construção de candidatura e projeto nacional. Eu me submeti a essas regras, [...] logo a consequência lógica é fazer o apoio a João Doria", disse.

Vieira ressaltou que Doria, Moro e Vieira são "três bons amigos", mas que isolados não terão sucesso. Ele ainda criticou o "populismo barato dos extremos" e afirmou que os candidatos da terceira via devem ter "desprendimento e humildade", deixando personalismos de lado.